BLOG

7 profissões que serão essenciais no futuro do Brasil

7 profissões que serão essenciais no futuro do Brasil
19 de julho de 2018 • 17h28 • atualizada 19 de julho de 2018

Para desenvolver-se economicamente e se fortalecer em uma realidade altamente tecnológica, o Brasil necessitará de profissionais capazes de compreender todas as transformações do mundo e criar a partir da tecnologia. Quem está no processo de escolher a profissão, deve ficar de olho nisso e se atentar a certas carreiras que serão fundamentais para o futuro do país, como os que listamos abaixo.

Cientista de dados

O Big Data é um dos principais responsáveis por ditar os rumos do futuro nos mais diversos âmbitos, como o mercado financeiro, o comércio e até mesmo as relações humanas. Hoje as instituições já são capazes de coletar e armazenar informações das pessoas, então é essencial que existam profissionais incumbidos da tarefa de olhar a imensidão de dados e retirar insights e aplicações práticas para tudo isso.

Gerente de inovação

A gestão ou gerência de inovação é uma profissão multidisciplinar que busca alternativas para ajudar as empresas a formularem novos modelos, seja em relação à produção, colocação no mercado ou mesmo ao relacionamento com o cliente. Os profissionais são oriundos de áreas como marketing, tecnologia da informação, administração e economia, e precisam possuir uma rica especialização, somada a uma apurada visão de futuro, que os capacite a enxergar tendências antes de elas acontecerem.  

Desenvolvedor web mobile

Atualmente, a maioria das pessoas acessa a internet por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. A propensão é que isso só aumente, principalmente com o avanço da internet das coisas. O funcionário do setor deve estar apto a criar aplicativos e programas para os mais diversos sistemas operacionais e plataformas, entendendo como cada um deles possui características próprias.

Especialista em segurança de informação

Se por um lado há empresas buscando a coleta de dados dos seus clientes, por outro existem instituições encarregadas de proteger as informações das pessoas. Os profissionais irão trabalhar com a criação de sistemas seguros que resguardem dados que os usuários não querem ou não precisam oferecer, bem como auxiliar na produção de uma legislação que se preocupe com segurança na rede e privacidade dos indivíduos.

Criador de conteúdo

O advento da internet propiciou o surgimento de produtores de vídeos e textos que não precisam mais das grandes empresas de mídia para propagar suas produções. As profissões do setor são novas e se transformam a cada nova plataforma que desponta no mercado. A tendência é que isso só aumente, gerando altos incentivos financeiros destinados à criação de conteúdo para a rede.

Bioinformacionista

Como o próprio termo indica, a profissão mistura a biologia e informática, trabalhando com o uso da coleta e análise de dados para auxiliar no avanço da pesquisa científica na área da saúde. O especialista do setor está envolvido com a missão de empregar as informações e estatísticas fornecidas pelos computadores para a prevenção de doenças e a produção de medicamentos mais eficientes, por exemplo.

Especialista em inteligência artificial

Não é difícil imaginar máquinas e robôs participando dos mais diversos procedimentos do dia a dia, principalmente nas indústrias pelo país. Por isso, necessitaremos de profissionais capazes de trabalhar com a criação e gestão de todas os processos relacionados à inteligência artificial, como a robótica, o machine learning e a programação. A área exige intensa preparação e muito tempo de estudos, pois mexe com tecnologia de ponta, responsável por puxar o desenvolvimento de outras tendências.   

É possível notar que o futuro apostará na utilização da informação para avançar nos mais diferentes campos da vida humana, como a saúde, o comércio e o entretenimento, por exemplo. Por isso, você precisa estar sempre ligado nas principais tendências da tecnologia, e o blog da SOS te ajuda com isso! Então aproveite e confira mais alguns posts sobre o assunto:

As tecnologias por trás dos assistentes pessoais

Descomplicando a informática: 7 coisas que são bem mais fáceis que você imagina

Quer aprender mais sobre tecnologia? Veja 5 podcasts sobre o assunto

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
7 profissões que serão essenciais no futuro do Brasil
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu