BLOG

Como se especializar ainda mais na área de programação

Como se especializar ainda mais na área de programação
21 de junho de 2018 • 14h50 • atualizada 21 de junho de 2018

O crescimento do mercado de TI fez aumentar também a procura pelos cursos de programação. Aprender a programar se tornou algo muito importante, e quando conseguem, os alunos podem ficar confusos em relação aos próximos passos. Deve-se parar de estudar? O que fazer para se especializar ainda mais? No post de hoje, nós trazemos algumas dicas para te ajudar com essas dúvidas.

Aprender diferentes linguagens

Cada linguagem de programação possui particularidades próprias e finalidades distintas. Especializar-se em cada uma delas é uma boa forma de ampliar os conhecimentos e estar preparado para trabalhar com a que for necessária para o emprego. Por isso, invista em uma formação que consiga, ao menos, te capacitar nas linguagens mais utilizadas no mercado de trabalho.

Focar na plataforma

O significado do termo computador foi ampliado para além dos desktops e, hoje em dia, abraça outros tantos dispositivos como smartphones, videogames e relógios inteligentes. Isso abriu a oportunidade para o profissional se especializar de acordo com a plataforma. Você pode escolher focar os estudos no desenvolvimento mobile ou na criação de jogos, por exemplo.

Mudar de carreira

A profissão de programador pode se relacionar com funções próximas que não envolvem necessariamente a escrita diária de códigos. O profissional pode optar por continuar os estudos em áreas que se utilizem das bases da programação para realizar diversas criações, como o desenvolvimento de jogos e aplicativos ou até mesmo comunicação e marketing, que cada vez mais conhecimentos em bancos de dados para produzir campanhas de publicidade, por exemplo.

Fazer cursos

Após aprender a programar, continue a fazer cursos, sejam eles curtos ou extensos, procurando aprender partes específicas da área. É possível encontrar excelentes opções no mercado que ensinam assuntos como banco de dados, modelagem 3D para cinema e desenvolvimento de sites. Cada especialização pode abrir a oportunidade de conquistar um bom emprego no mercado de trabalho.

Atualizar-se sempre

A programação, bem como outros setores do ramo da tecnologia, está em constante mudança. A base aprendida até se mantém, mas sempre surgem inovações que podem alterar o padrão de trabalho e tornar certos processos ultrapassados. Portanto, é preciso estar sempre atualizado, buscando especializar-se rapidamente, e estar disponível para estudar tudo de novo conforme as transformações do mercado.

Estar de olho no futuro

O futuro da tecnologia reserva inúmeras oportunidades para a programação. Com a consolidação dos carros autônomos e a popularização da internet das coisas, o mercado estará em uma procura constante por profissionais que consigam criar sistemas para estes e outros mecanismos. Por isso, é importante assumir uma postura visionária, ficar por dentro das tendências para os próximos anos e se preparar para elas. Participar de feiras e congressos, manter contato com outros profissionais e seguir os maiores nomes da área também são formas de se especializar para o futuro.

O importante é não parar de estudar e continuar sempre focado em aprimorar-se na profissão. E o blog da SOS te ajuda com isso! Confira outros posts que podem te interessar:

Como criar um aplicativo de sucesso

Quer aprender mais sobre tecnologia? Veja 5 podcasts sobre o assunto

Venha para a SOS!


Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como se especializar ainda mais na área de programação
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu