BLOG

Inovações que vêm por aí: a Internet das Coisas

Inovações que vêm por aí: a Internet das Coisas
17 de abril de 2018 • 10h45 • atualizada 17 de abril de 2018

Para quem está pensando em trabalhar com tecnologia, é fundamental compreender o significado e os usos da chamada “Internet das Coisas”. Além disso, é necessário também estar por dentro das novidades para o futuro. Por isso, nós preparamos este post para você aprender um pouco mais sobre esse conceito que irá ditar os rumos do mundo.

O conceito

É comum encontrarmos por aí a sigla IoT, que vem do termo em inglês Internet of Things. O conceito trata da capacidade de objetos de se conectarem entre si ou à internet para realizarem processos controlados automática ou remotamente.

Uma maneira muito encontrada para as aplicações dessa tecnologia é associá-la a objetos do nosso dia a dia, como o exemplo de conectar a geladeira à internet e acessá-la pelo celular para conferir os produtos que você tem lá dentro. Isso é apenas um dos casos, já que a Internet das Coisas vai muito além disso: ela também trabalha com uma integração máquina-máquina e que não precisa ter nenhum contato com o ser humano, algo que já acontece com certa frequência, principalmente na indústria.

O que já acontece

A Internet das Coisas já está mais no seu cotidiano mais do que você imagina, sendo aplicada em uma infinidade de sensores, drones, impressoras 3D, robôs e em muitos outros lugares, até mesmo em sistemas inteligentes dos carros atuais.

Empresas gigantes como Samsung, Dell e Amazon têm investido pesado nos esforços para produzir novas invenções que possam trazer de fato a IoT para o dia a dia das pessoas de maneira ainda mais forte. Exemplo disso são os constantes testes da Google com os carros autônomos, visando criar um modelo totalmente novo de trânsito em que os veículos sejam integrados e funcionem sem o controle humano.

Previsões para o futuro

A expectativa para 2025 é que o mundo tenha mais de 85 bilhões de equipamentos conectados à internet! É impossível precisar tudo que poderá ser feito, porque é um campo totalmente aberto à inovação. O que sabemos é que isso mudará consideravelmente a forma como realizamos alguns processos. Veja alguns exemplos.

Indústria

As grandes empresas industriais gastam muito dinheiro com máquinas que estragam e ficam sem operar, principalmente pela dificuldade de prever e até mesmo localizar esses problemas. Com as IoTs, é possível criar um sistema integrado de equipamentos que coletem dados entre si para determinar quando será necessária a manutenção, evitando perda de produção devido a um maquinário inoperante.

Cidades

Com a larga utilização da Internet das Coisas, as cidades do futuro podem ser bem diferentes do que vemos hoje, com:

- Carros autônomos andando pelas ruas.

- Drones realizando entregas.

- Iluminação pública ligada e reajustada pela internet.

- Medidores de poluição para informar a emissão de gases poluentes via internet.

Casas

O uso doméstico das IoTs traz um cenário totalmente integrado de casa inteligente, em que você pode ajustar as luzes ou a temperatura da sala, por exemplo. Ou se preferir, pode pedir dicas gastronômicas à sua sanduicheira. A Internet das Coisas transformará sua vida em algo semelhante ao estilo high tech de muitos filmes sobre tecnologia!

Saúde

As principais tendências nesse campo estão na criação de equipamentos que consigam monitorar constantemente o estado de saúde das pessoas, seja medindo batimentos cardíacos e pressão sanguínea, alertando contra alterações do corpo no geral ou apenas guardando os registros da alimentação, por exemplo. Além disso, essa captura de dados sobre o paciente irá ajudar o médico, que em poucos minutos acessa todo o histórico do paciente, facilitando muito o diagnóstico.

Em resumo, a Internet das Coisas irá propiciar uma grande revolução na maneira como fazemos nossas atividades rotineiras. Aproveite para pesquisar e expandir seus conhecimentos sobre o assunto! Confira também mais inovações da tecnologia em nosso outro post.

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Inovações que vêm por aí: a Internet das Coisas
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu