BLOG

Descomplicando a informática: 7 coisas que são bem mais fáceis que você imagina

Descomplicando a informática: 7 coisas que são bem mais fáceis que você imagina
06 de junho de 2018 • 12h56 • atualizada 06 de junho de 2018

A informática pode parecer algo cheio de códigos e comandos complexos, restritos a programadores com anos de prática. É bem verdade que para dominar a área, é preciso muito estudo e especialização. Porém, fazer um bom uso da tecnologia não é possível apenas aos profissionais.

Há uma série de funções que são mais fáceis do que parecem. Pensando nisso, separamos 7 dicas para você utilizar os computadores de maneira bem mais prática e segura, tudo sem precisar de muito conhecimento técnico.

Atalhos práticos


Veja uma lista de atalhos do Windows que te ajudarão a realizar certos comandos de maneira bem mais rápida e prática:

Alt + F4: fecha a janela ou o programa.

F5: atualiza a página ativa.

Ctrl + y: refaz a última ação desfeita.

Ctrl + z: desfaz a última ação feita.

Ctrl + x: recorta.

Ctrl + f: pesquisa palavras na página.

Ctrl + a: seleciona todos os itens da página.

Alt + tab: alterna entre janelas e programas abertos.

Controle de privacidade

O conceito de privacidade na internet é frequentemente aliado à ideia da preocupação em esconder algo. Mas privacidade é um direito, e você precisa ter noção do que está disponibilizando on-line. E não precisa ser nenhum expert em segurança para gerir isso: não cadastrar o seu e-mail ou fornecer permissões de acesso às suas redes sociais para qualquer serviço já ajuda bastante. Além disso, procure ler a política de dados que a plataforma possui. Muitas vezes é possível escolher com poucos cliques o que você não quer disponibilizar.

Navegar com segurança

Muito se fala sobre segurança na rede, e realmente é um assunto bastante complicado. Porém, é possível realizar uma navegação minimamente segura sem possuir tanto conhecimento. Primeiro, pesquise e instale um antivírus bom e que não deixe o computador travando. Preocupe-se de fato em criar senhas complexas, tome cuidado com endereços que parecem estranhos e não forneça informações a qualquer ferramenta ou pessoa. Essas pequenas atitudes já te auxiliam a ficar menos exposto enquanto usa a internet.

Cuidar dos componentes

Manter o computador em bom funcionamento passa por uma série de cuidados físicos com a máquina. Não precisa ser um grande conhecedor e montar ou desmontar os componentes; apenas evite pancadas, principalmente no CPU dos desktops. Já com os notebooks é importante ser cauteloso na hora de transportá-los, pois qualquer batida pode estragar partes importantes do hardware. Procure também manter a limpeza, que pode ser feita com um pano, ajudando a eliminar a poeira e os detritos que podem atrapalhar funções, como a de refrigeração, por exemplo.

Manter o sistema limpo

Tal qual o hardware, o software também acumula detritos e pede faxinas regulares para manter o pleno funcionamento. Tudo que você faz na internet pode gerar pequenos restos de arquivos, que só fazem deixar o computador lento. Até de forma gratuita, há opções de bons programas que trabalham com a limpeza do que não precisa ficar guardado e só está ali pesando na memória e no processamento. No geral, a interface desses recursos é bem intuitiva e o funcionamento é entendível mesmo por quem não possui muito conhecimento na área de informática.

Desinstalar programas

O computador também acumula programas desnecessários, que podem vir anexados a outros downloads e não possuírem nenhuma serventia para o seu uso. Saiba que se livrar deles não pede nenhuma formatação ou algo nesse sentido: você só precisa procurar o painel de controle do seu sistema operacional. Lá irá encontrar uma lista com todos os programas instalados na sua máquina, aí é só clicar e desinstalar aqueles que não estiverem sendo usados. Apenas tome cuidado para não deletar coisas com nomes estranhos, mas que são importantes. Por isso, faça uma rápida pesquisa na internet antes de excluir algum programa de fato.

Fazer backups

Por mais que a memória de armazenamento passe de 1 terabyte, ela não é infinita. Além disso, sempre podem ocorrer problemas, e você pode até perder todos os seus arquivos. Como ninguém quer isso, é conveniente fazer backups de vez em quando. Utilize pen-drives ou, se o orçamento ajudar, HDs externos para guardar o que julgar mais importante com mais segurança. E fazer isso é bem simples: basta copiar o arquivo do computador e colar no outro dispositivo. Pode ser que você gaste um tempo com esse processo, mas nada de grandes dificuldades.

Essas atitudes são bem menos difíceis do que parecem e te ajudam muito a fazer um uso consciente e mais efetivo da tecnologia. Gostou? Compartilhe com os seus amigos! Continue acompanhando nosso blog e veja dicas tão boas quanto essas:

PROGRAMAÇÃO: as principais linguagens para aprender em 2018

Inovações que vêm por aí: a internet das coisas

Quer aprender mais sobre tecnologia? Veja 5 podcasts sobre o assunto

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Descomplicando a informática: 7 coisas que são bem mais fáceis que você imagina
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu