BLOG

O que é lógica de programação e como ela pode ser útil no seu dia a dia

O que é lógica de programação e como ela pode ser útil no seu dia a dia
26 de abril de 2019 • 18h40 • atualizada 02 de maio de 2019

Por trás de toda a tecnologia dos computadores e da informática, há uma grande quantidade de linhas de código que permitem que cada software, jogo ou sistema operacional, funcione. Nesse sentido, aprender a programar é fundamental para lidar com a tecnologia de maneira criativa. Muito além disso, a lógica de programação pode ajudar a desenvolver outras habilidades no seu dia a dia, como os exemplos que citamos a seguir!

O que é lógica de programação?

Podemos definir “lógica de programação” como a elaboração de sequências de ações para atingir um determinado objetivo. O processo envolve o uso de dispositivos lógicos, como estruturas condicionais (if/else) e de repetição (for/while).

Na computação, as sequências são escritas utilizando as linguagens de programação, espécies de “idiomas” compreendidos pelas máquinas.

Algoritmos

Um algoritmo é um passo a passo para a realização de uma tarefa. Podemos pensar em situações comuns no dia a dia. Por exemplo:

Você está dirigindo pela rua e vê um sinal à frente. Nesse momento, há três possibilidades:

Dirigindo pela rua

Se o sinal estiver amarelo, reduza a velocidade

Se o sinal estiver vermelho, pare

Se o sinal estiver verde, continue

No algoritmo acima, a condição é colocada pela cor do sinal. A partir desse comando você tomará uma decisão, que pode ser parar o carro ou seguir viagem.

Lógicas de programação no dia a dia

Em primeiro lugar, aprender programação é fundamental para o mercado de trabalho. A tecnologia está presente na maioria dos empregos e é preciso trabalhar com ela. Além da parte técnica, as lógicas de programação ainda podem ajudar em outros âmbitos da vida. Por exemplo:

Organização

A programação envolve uma distribuição sistêmica das ações. Para escrever linhas de código para um software, você precisa organizar o trabalho, parte por parte. Além disso, ao programar você aprende a seguir projetos, já que você não cria um jogo ou um site do dia para a noite.

Raciocínio lógico

Como o próprio nome diz, a programação segue um pensamento lógico-matemático. Toda a escrita de códigos segue padrões e é regida por uma linguagem específica que tem suas próprias regras. Para programar o software, é preciso pensar de maneira estruturada, estabelecendo ações com comandos claros e diretos que devem ser enviados para o computador, tornando o trabalho bem mais prático.

Resolução de problemas

O estudo da lógica de programação ajuda a aprender a dividir um problema em “pedaços” menores. O objetivo é resolver parte por parte até finalizar o todo. Essa separação por “blocos” ajuda a enxergar os contratempos da vida de maneira lógica, pensando mais rápido em soluções práticas para resolvê-los.

Concentração

Programar é um trabalho árduo e cuidadoso, e qualquer erro pode te fazer voltar e verificar um  monte de linhas de código. Por mais que pareça cansativo, esse processo te ajuda muito a treinar a concentração e a capacidade de manter o foco em uma mesma atividade.

Entender a tecnologia

Ao aprender a programar, você entende como os computadores funcionam - incluindo smartphones e outras máquinas, por exemplo. Isso pode trazer facilidades no dia a dia, como utilizar softwares de maneira otimizada; por exemplo, o Excel VBA.

Veja mais alguns posts sobre programação:

4 linguagens de programação para aprender em 2019

Quais linguagens de programação são usadas no mundo dos games?

Programação: Como sair do básico e se tornar um grande profissional

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que é lógica de programação e como ela pode ser útil no seu dia a dia
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu