BLOG

O que é e como usar VBA no Excel?

O que é e como usar VBA no Excel?
08 de novembro de 2018 • 12h02 • atualizada 12 de novembro de 2018

Visual Basics for Applications, ou VBA, é a sigla de programação usada para construir algumas das aplicações do Microsoft Office. É menos abstrato que outros assuntos de programação, o que pode ser uma porta de entrada para a área. A utilização dessa ferramenta permite que você automatize seus deveres por meio de atalhos programados, de modo que essas tarefas sejam realizadas muito mais rápido e com menores chances de erro.

Por que usar o VBA no Excel?

Uma das melhores partes de utilizar o VBA é que, além de facilitar diversas funções no Excel, é possível conciliar as tarefas com os diferentes programas do pacote Office. Algumas das funções do VBA são criar macros, funções, formulários e cadastro de banco de dados. Tudo isso de forma prática e rápida, essencial para quem necessita otimizar o tempo nas operações rotineiras.

Como ativar o VBA

Como o Visual Basics for Applications é uma ferramenta avançada e que poucas pessoas utilizam, precisa ser ativado no Excel. Apesar de o conteúdo ser considerado avançado, é bem simples de ativá-lo:

  1. Abra as opções contidas na aba “Arquivo”

  2. Acesse “Personalizar faixas de opção” -> desenvolvedor.

Pronto! Em apenas dois passos você consegue ativar o VBA no seu programa. A partir disso, é possível programar diversas funções para otimizar o seu tempo e, principalmente, suas atividades.

Como a SOS pode te ajudar?

A SOS possui os cursos certos não só para quem ama tecnologia, mas também para as pessoas que buscam novas perspectivas de qualificação. Diante de tantos cursos, agora também temos a oportunidade de te ensinar a programar dentro do pacote Office, de modo que essas ferramentas possam ser utilizadas para incrementar e facilitar atividades do seu dia.

O VBA é um conhecimento que permite agregar valor ao profissional. As empresas estão em busca de pessoas que tenham a capacidade de contribuir para o sucesso empresarial. A possibilidade de automatizar e, consequentemente, aperfeiçoar processos cansativos é uma ótima forma de ganhar visibilidade e reconhecimento. O Excel está se tornando o novo inglês do mercado de trabalho: são poucos que têm domínio, mas quem tem se sobressai diante da concorrência. O curso de VBA da SOS pode te ajudar nesse processo.

O mundo globalizado exige cada vez mais qualificação dos profissionais. É preciso encontrar constantemente maneiras de potencializar as ferramentas disponíveis não só para atingir melhores resultados para empresas, mas também para ter a oportunidade de facilitar processos rotineiros que podem se tornar cansativos.

Gostou de aprender sobre esse conteúdo? Veja outros posts que podem te interessar:

Como criar macro no Excel

Excel: como ir do básico ao avançado?

Como usar o Excel em gestão de projetos?

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que é e como usar VBA no Excel?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu