NOTÍCIAS

Quais linguagens de programação são usadas no mundo dos games?

Quais linguagens de programação são usadas no mundo dos games?
25 de setembro de 2018 • 18h28 • atualizada 25 de setembro de 2018

Um dos primeiros aprendizados para quem deseja iniciar na área de criação de games é a programação; afinal, ela é a base para a criação de qualquer programa de computador, videogame ou smartphone. Para te ajudar a dar os passos inaugurais no ramo, nós separamos as principais linguagens utilizadas pelo mercado de jogos mundo afora.

C

A programação em C é muito utilizada para a criação de softwares de base, como sistemas operacionais. Configura-se como uma linguagem bastante versátil e que serve de ponto de partida para diversas outras, como C# e C++. Por mais que em alguns contextos ela não seja utilizada diretamente para a produção de games, aprender C é essencial para construir seus primeiros conhecimentos na área e até mesmo entender o funcionamento geral dos computadores.

C++

É a linguagem mais utilizada no mercado de games, respondendo pela maioria das aplicações criadas nesse setor. Tem suas bases muito próximas de C, o que torna o aprendizado das duas linguagens muito importantes. Com um formato orientado a objetos, tem como características o seu alto desempenho e a sua flexibilidade, o que dá mais liberdade ao programador e a torna adaptável a diferentes necessidades.

Java

A linguagem Java é mundo comum entre os desenvolvedores para suportes mobile, dominando uma boa parte deste mercado. Os jogos para celulares utilizam-se bastante dela, principalmente pelo fato de permitir a criação de aplicações relativamente simples, mas completamente funcionais. Além disso, é uma ótima linguagem de programação para você iniciar os estudos nessa área, e em pouco tempo já é possível criar seus primeiros games e aplicativos.

JavaScript

Bastante utilizada para a criação de páginas web, a Javascript permite a criação de jogos mais simples, principalmente direcionados aos navegadores. Os desenvolvedores desse setor podem encontrar um nicho de mercado nas campanhas de marcas que desejam criar páginas mais interativas e divertidas dos seus sites e portais, principalmente como forma de publicidade e marketing.

Python

A Python é uma linguagem de programação bastante versátil, usual e simples, que permite a escrita de códigos com bem menos linhas do que algumas outras. Além disso, também é direcionada a objetos e tem suas bases de código aberto. Ela conta com uma comunidade atuante que está sempre desenvolvendo melhorias para a rede. Isso ajuda a Python a ser utilizada pelo mercado de desenvolvedores de jogos independentes, por exemplo.

Quer saber mais sobre o mundo dos games e da programação? Continue acompanhando o nosso blog:

As linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho

Como se especializar ainda mais na área de programação

Descubra se o desenvolvimento de games é a carreira certa você

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Quais linguagens de programação são usadas no mundo dos games?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu