BLOG

Programação: Como sair do básico e se tornar um grande profissional

Programação: Como sair do básico e se tornar um grande profissional
26 de março de 2019 • 11h44 • atualizada 26 de março de 2019

A área de tecnologia da informação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Como resultado, os desenvolvedores e programadores se transformaram em profissionais extremamente valorizados e buscados pelo mercado de trabalho. Mas como se transformar em um grande profissional e estar pronto para os desafios desse novo universo? Aqui, nós elencamos algumas dicas interessantes para dar uma forcinha nos seus estudos e contribuir para que você se transforme em um grande programador. Confira!

Entenda os hardwares e softwares

Um dos primeiros passos para ser um grande profissional é conhecer a sua principal ferramenta de trabalho: seu computador. É essencial que você aprimore os seus conhecimentos de hardware e software, entendendo a fundo suas nuances e, aos poucos, dominando todas as suas características e recursos com propriedade. Então, não tenha medo! Monte e desmonte o seu computador inúmeras vezes, instale e desinstale uma série de aplicativos e softwares, e procure pelos mais diversos tutoriais on-line. Entenda como o seu computador funciona e como otimizá-lo, mas seja cuidadoso - nada de se esquecer de realizar o backup dos seus dados.

Conheça a lógica da programação

Um dos primeiros passos para ser um grande profissional no universo da programação é entender a lógica por trás dos códigos. Uma dica interessante é começar estudando um pouquinho da lógica da programação e entendendo seus conceitos básicos e universais, os quais podem ajudar você a se familiarizar com novas linguagens de maneira extremamente fácil. A regra de cada código ainda será a mesma dentro da sua especificidade, mas conhecer e ter um contato próximo com a lógica irá tornar o seu diálogo com os conceitos gerais mais tranquilos e sem contratempos.

Aprenda a orientação a objetos

A orientação a objetos é considerada um dos principais paradigmas da programação, sendo usualmente empregada em inúmeros projetos ao redor do mundo. Esse tipo de linguagem em particular permite uma diminuição significativa na necessidade de manutenção de um projeto e, de quebra, ainda eleva sua qualidade. Portanto, dominar esses conceitos pode ser um diferencial muito bem visto pelo mercado de trabalho e abrir novas portas no universo profissional.

Programe com mais de uma linguagem

Não é novidade que a habilidade de programar usando mais de uma linguagem é considerada um diferencial, certo? Dominar mais de uma maneira para escrever códigos pode impulsionar a sua carreira e transformar você em um grande profissional. De posse de conhecimentos mais amplos, você será capaz de identificar qual é a linguagem ideal para um determinado projeto e de quais maneiras você poderá otimizá-lo.

Dessa forma, a dica é que você inicie seus estudos pautando-se pelas linguagens que são mais populares entre os programadores na atualidade, mas não deixe de lado os seus livros e apostilas. Aos poucos, invista tempo e dedicação em conhecer novas linguagens e aperfeiçoar o domínio que você tem delas, adequando-se sempre às suas necessidades no dia a dia profissional e, claro, ampliando seus conhecimentos.

Conheça os bancos de dados

Cada vez mais, as funções e papéis dos programadores vêm convergindo e moldando profissionais que devem se adaptar às mais diversas realidades. Logo, não é incomum encontrar um ou dois profissionais que, sozinhos, devem cuidar de toda a demanda de uma empresa de pequeno ou médio porte, por exemplo. Por isso, é essencial conhecer os fundamentos que vão além da sua área de atuação padrão e se especializar em questões que são fundamentais.

Um dos principais casos é o banco de dados, uma etapa fundamental para o back-end de um projeto. Não deixe de conhecer técnicas e fundamentos por trás de tal estrutura, mesmo que a maior parte dos seus esforços diários sejam direcionados ao front-end. Atualmente, os profissionais devem estar preparados para tudo, então é melhor começar pelas questões essenciais, correto? :)

Aprenda a usar versionamento

O versionamento, conhecido também como sistema de versão, pode ser uma ferramenta muito interessante para o seu dia a dia profissional. Esse sistema permite o armazenamento de um arquivo ou grupo de arquivos antigos, salvando todas as mudanças que foram realizadas. Assim, caso o seu projeto apresente algum problema ou bug recorrente, será extremamente simples acessar as versões anteriores e encontrar arquivos antigos específicos. Então fica a dica: confira como o sistema de versão funciona e descubra como utilizá-lo em seus projetos diários.

Não deixe de aprimorar seus testes

Cada profissional deve não só zelar pela integridade do seu código, mas também ser capaz de escrever testes unitários capazes de validá-los. Portanto, esteja atento às maneiras como você pode aprimorar os seus conhecimentos e melhorar a qualidade dos códigos que você está escrevendo; afinal, testar os softwares que você está fazendo é essencial. Rever algumas técnica que não estão surtindo os resultados desejados é uma ótima oportunidade para demonstrar maturidade ao mercado de trabalho e ainda aprender com os seus erros!

Aprimore seus conhecimentos de UX/UI

Além de bem feitas, as páginas web precisam ser eficientes e suprir as necessidades do público para realizar determinadas tarefas. Dessa forma, os conhecimentos de UX e UI são imprescindíveis para um bom programador. É necessário estar sempre atento à experiência do usuário e à interface amigável, intuitiva e simples. Portanto, não deixe de estudar e aprimorar os seus conhecimentos de design, uma vez que eles podem ser o diferencial para um melhor posicionamento no mercado de trabalho e ajudar você a desenvolver projetos mais certeiros e pontuais, alinhados às necessidades do usuário final.

Seja autodidata

Por fim, a nossa última dica é a mais importante. Seja autodidata! Dedique-se ao estudo da programação, sempre absorvendo mais conhecimentos e aprimorando suas habilidades, configurando-se como um profissional completo e preparado para todas as dificuldades do dia a dia. Portanto, não deixe de procurar novos cursos, apostilas e tutoriais, e também acompanhar as novidades e tendências do setor, ok?

Para sair do básico e se transformar em um grande profissional no universo da programação, é necessário dedicação e empenho. Trace os planos da sua carreira sempre voltando-os às suas necessidades profissionais, e aos poucos você irá conquistar cada vez mais espaço e garantir uma carreira de sucesso! :)

Se você curtiu esse texto, não deixe de ler também:

Como o MOS pode ajudar na sua carreira

7 desafios que todo mundo enfrenta no mercado de trabalho

O que é a Indústria 4.0? Quais são as suas consequências?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Programação: Como sair do básico e se tornar um grande profissional
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu