BLOG

7 desafios que todo mundo enfrenta no mercado de trabalho

7 desafios que todo mundo enfrenta no mercado de trabalho
19 de março de 2019 • 18h32 • atualizada 19 de março de 2019

Trabalhar em uma grande multinacional, tornar-se CEO na empresa que admira ou ter um programa de TV; todo mundo tem um sonho! Mas não é fácil atingir esse objetivo. As dificuldades para se chegar lá são muitas, mas todas possíveis de ser superadas, conforme nós mostramos nos itens a seguir. Tudo depende de você. Confira!

Indecisão sobre a profissão

As dificuldades no mercado de trabalho iniciam-se antes mesmo da procura por um emprego! Escolher a profissão é uma decisão complexa, principalmente para um jovem de 16 ou 17 anos. Comece participando de orientações profissionais desde cedo, realizando testes vocacionais com especialistas e buscando entender as suas aptidões. Faça cursos profissionalizantes, que são ótimas opções de formações mais rápidas que te colocam em contato com a área de estudos escolhida. Além do mais, saiba que a sua escolha não é para sempre! Se no futuro você quiser tiver outras preferências, pode mudar de cargo e seguir uma outra carreira.

Conquista do primeiro emprego

A busca pelo primeiro emprego é por si só uma fase de muita insegurança para os jovens, o que fica pior com a postura de alguns contratantes que exigem experiência logo no começo! Uma boa solução é investir em cursos que te ajudem a fazer uma inserção no mercado de trabalho, com estágios ou programas de aprendiz, por exemplo. As instituições de ensino costumam fechar parcerias com empresas, que vão atrás de estudantes tendo uma consciência maior de que esse é o primeiro contato deles com o mundo corporativo.

Concorrência

Dificilmente você será o único candidato em algum processo seletivo. Pode até acontecer, mas não é comum. A concorrência pela mesma vaga é algo natural que você terá que enfrentar. Portanto, o caminho está na preparação. Invista em sua formação educacional, realizando cursos, aprendendo inglês e estudando sobre montagem de currículos e sobre postura nas entrevistas de emprego. Além disso, você não deve se preocupar com os outros, mas sim confiar na sua própria capacidade.

Ter confiança em si mesmo

O início em um novo trabalho - tenha o funcionário experiência profissional ou não - é naturalmente marcado pela insegurança ao realizar suas funções. É comum que a pessoa pense que não está fazendo as coisas direito, chegando até a achar que será demitida! A tendência é que com o tempo o medo passe e você se sinta mais confiante. Peça feedbacks aos seus superiores e veja se realmente há problemas ou se é só inquietude sua. Entenda que a autocrítica e a busca pela melhora são importantes, mas isso não deve interferir na sua produtividade.

Insatisfação

As histórias de pessoas que entram num emprego e permanecem felizes pela vida toda são muito bonitas! Porém, a realidade pode ser mais tortuosa do que isto! Há momentos em que você se questiona se realmente está no lugar certo, sentindo-se incomodado com o trabalho ou com o salário. Isso é natural! Porém, procure observar se o sentimento de insatisfação é frequente ou se é apenas uma fase. A partir dessa reflexão, você conseguirá tomar uma decisão mais acertada.

Automotivação para mudar

A decisão explicitada no item anterior é importante, mas não é fácil. É normal sentir insegurança na hora de deixar um emprego e buscar outro, ou trocar totalmente de área. Nesses momentos é fundamental que você tenha um plano de carreira bem definido e tenha certeza de que essa escolha te deixará mais feliz. Com isso em mente, você deve se esforçar para ganhar coragem e correr atrás dos seus objetivos sem medo.

Lidar com as frustrações

Não ser contratado logo de primeira ou ouvir “você está demitido” não são coisas legais, mas acontecem! Durante a carreira de pessoas de sucesso, provavelmente houve momentos em que elas se sentiram decepcionadas. O que importa mais é como você lida com isso! Não é porque algo não deu certo que você precisa duvidar da sua capacidade. Procure fazer uma autoanálise e ver onde você pode ter errado, mas continue confiando em si mesmo e aprendendo com as frustrações.

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
7 desafios que todo mundo enfrenta no mercado de trabalho
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu