BLOG

4 linguagens de programação para aprender em 2019

4 linguagens de programação para aprender em 2019
14 de dezembro de 2018 • 15h47 • atualizada 14 de dezembro de 2018

A programação é uma área da tecnologia que não para de crescer. Seja para desenvolver um software complexo, seja apenas um simples app para celular, existem mais de 600 tipos de linguagem para escrever códigos. É extremamente natural que um programador utilize mais de uma linguagem em seu dia a dia e, por isso, é muito importante manter-se atualizado e acompanhar as tendências desse mercado.

O ranking organizado pela Tiobe é responsável por listar as linguagens de programação mais buscadas na internet - e para tal utiliza os dados relacionados ao volume de buscas com a palavra-chave <Language_name>Programming. Aqui, colocamos as quatro primeiras linguagens com maior resultado de busca em novembro de 2018, e que apresentam fortes tendências de continuar crescendo ao longo de 2019. Confira!

Java

16,9% das buscas

Extremamente versátil, a linguagem Java é uma das mais populares da programação e está no topo da lista das mais utilizadas. Comum no mundo corporativo, pode estar em códigos de páginas on-line ou em apps para o sistema Android, por exemplo.

Similar às linguagens tradicionais, a Java conta com uma biblioteca completa de códigos e, portanto, permite que os programadores trabalhem com tranquilidade. Uma de suas características mais marcantes é que ela é orientada por objetos, permitindo maior interação e funcionalidade entre os elementos que a compõem.

Apesar de envolver um processo trabalhoso, essa linguagem permite realizar alterações de maneira prática. Há, portanto, uma perspectiva real para o crescimento e desenvolvimento de um projeto que utilize Java para escrever seus códigos.

C

16,9% das buscas

A linguagem C é considerada tradicional devido à grande predileção para usá-la no desenvolvimento de projetos voltados à plataforma Windows.

Sua principal vantagem está no fato de que esse tipo de código é considerado extremamente leve e não exige muito das máquinas na qual irá rodar.Por isso, é comum utilizá-la em aparelhos com sistemas pequenos, principalmente aqueles simples e com baixo desempenho, como eletrodomésticos. A C também possui uma biblioteca bem completa, com funções bem definidas, transformando-a em uma linguagem estruturada.

C++

7,4% das buscas

Considerada uma otimização da linguagem C, a C++ é voltada para aplicações mais pesadas, ou seja, aquelas que exigem um hardware mais potente para rodá-las.

Em constante evolução, essa é uma das linguagens mais rentáveis do mundo, porque atualmente é muito utilizada no mercado dos games, principalmente os jogos que usam gráficos mais realistas. Portanto, a C++ se dá bem em programas que envolvem questões gráficas, também sendo usada para o desenvolvimento de softwares de áudio e vídeo.

Python

7% das buscas

Tendência nos últimos anos, a linguagem Python apresenta indícios de que irá continuar crescendo no mundo da programação. Lançada em 1989, é considerada simples, e por isso costuma ser usada por profissionais de outras áreas que, por diversos motivos, precisam escrever códigos.

Para os desenvolvedores, a Python é uma linguagem muito prática e seu código aberto permite utilizá-la em qualquer plataforma, possibilitando o desenvolvimento de sistemas de soluções ou games, por exemplo.

E aí, em qual dessas linguagens você irá se aperfeiçoar em 2019? Vale lembrar que para os profissionais desse segmento, é importante aprender um pouquinho de cada uma, já que a linguagem deve sempre se adequar ao seu projeto.

Aproveite a visita ao nosso blog e não deixe de conferir quais são as linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho para fazer a sua escolha, além de entender as diferentes maneira de se especializar ainda mais na área de programação!

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
4 linguagens de programação para aprender em 2019
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu