NOTÍCIAS

7 tecnologias do dia a dia que mudaram o mundo

7 tecnologias do dia a dia que mudaram o mundo
10 de agosto de 2018 • 13h57 • atualizada 10 de agosto de 2018

Alguns equipamentos tecnológicos se tornaram tão presentes na nossa rotina que até nos esquecemos de que eles não estiveram sempre ali. Sim, as pessoas viviam sem várias coisas que atualmente são comuns para nós! É por isso que quando elas surgiram, impactaram tanto o mundo.

O post de hoje tem a intenção de te lembrar de alguns casos, trazendo 7 tecnologias do dia a dia que foram revolucionárias para a sociedade.    

Raios X

Se hoje em dia entrar em uma clínica e fazer um exame de raio X é algo comum, há pouco mais de 100 anos, a ideia de visualizar o corpo humano sem precisar de cirurgia era absurda. Foi apenas no fim do século 19 que um físico alemão descobriu a tecnologia dos raios X, tornando-a um grande avanço para a medicina, que passou a diagnosticar uma série de doenças com mais facilidade.  Com o tempo, os equipamentos foram evoluindo e abriram espaço para outros diagnósticos mais avançados, como a ressonância magnética e a tomografia.

Fotografia

Até chegar às selfies tiradas por smartphones, a fotografia percorreu um longo caminho, que começou no século 19, com os cristais químicos que demoravam horas para formar a imagem. Antes disso, a pintura era o único método gráfico para representar o mundo, podendo ser algo não tão fiel e dependendo das habilidades e intenções do artista.

A fotografia trouxe contribuições históricas, pois fotos são documentos bem mais precisos. Além disso, mudou totalmente a relação das pessoas com a sua própria imagem, estabelecendo um novo conceito de memórias e registros. A fotografia permitiu também o surgimento de várias outras formas artísticas, como o cinema.

Geladeira

A geladeira de uso doméstico foi inventada na década de 1910. Antes disso, a alimentação era totalmente diferente: peixes e ovos precisavam ser consumidos em poucas horas, pois estragavam. Gelo no copo de suco? Esquece! É notável como o eletrodoméstico alterou o nosso cotidiano e a indústria, já que uma infinidade de produtos foi criada graças à capacidade de armazenar e congelar as coisas por mais tempo. O resfriamento também permitiu uma melhora nutritiva para as pessoas, reduziu as doenças causadas por comida malconservada e ainda trouxe novas formas de consumo e preparação de alimentos.

Rádio

A mudança causada pelo rádio não foi em relação ao equipamento enquanto mídia que reproduz sons, mas sim pelo seu papel de receptor de ondas eletromagnéticas. Anteriormente, já existiam sistemas de transmissão, como o telefone, porém, eram feitas de um aparelho para outro. O rádio foi a primeira invenção que conseguiu colocar um emissor central que enviava mensagens para vários locais ao mesmo tempo, e isso foi revolucionário! Graças a ele, foi possível pensar na difusão da informação e na produção de entretenimento, que apareceriam também na televisão.  

Cartão de crédito

O conceito de conceder cartões para crédito surgiu nos EUA na década de 1920, onde estabelecimentos como hotéis os ofereciam como um método de pagamento diferenciado aos clientes mais chegados. Porém, foi só na década de 1950, com o estabelecimento do cartão magnético, que a ideia ganhou força e começou a se espalhar pelo país, e depois para o mundo. A tecnologia teve fortes impactos no cotidiano e no mercado como um todo, alterando a maneira como as pessoas lidam com o dinheiro e fazem compras.

Smartphones

Vamos falar agora de uma das principais mudanças que o mundo viu nos últimos anos. O celular por si só é algo antigo, e a capacidade de trocar mensagens por um telefone, mais ainda. Porém, os smartphones trouxeram dinâmicas novas e contribuíram para estabelecer a internet como uma realidade para a maior parte das pessoas do mundo, criando uma nova era de mobilidade das conexões. Atualmente, a maioria dos acessos à rede em muitos países é feita por eles, e o mercado só tende a crescer e abrir novas possibilidades, podendo ter muito mais impacto no nosso dia a dia.

Redes sociais

Esse é um item diferente dos anteriores, pois não representa uma tecnologia palpável. Além disso, é algo que ainda está em curso e surtindo novos efeitos. Mas já é possível perceber como as redes sociais têm transformado relações pessoais: em que momento da história alguém poderia conhecer gente de outro canto do mundo sem sair de casa? Quando conseguiríamos manter contato com pessoas distantes de maneira tão fácil, rápida e barata?

Além disso, as redes sociais têm contribuído para a consolidação da internet como um todo, que de fato já existia antes, mas ganhou uma popularidade muito maior com o surgimento de serviços como o Facebook e o Orkut, por exemplo.  

A tecnologia é uma área muito interessante, né? Então que tal continuar aprendendo mais sobre o assunto? Confira os nossos posts ;)

As tecnologias que mudarão as cidades no futuro

5 vídeos que mostram o lado mais divertido da tecnologia

As tecnologias por trás dos assistentes pessoais

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
7 tecnologias do dia a dia que mudaram o mundo
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu