BLOG

Como ganhar dinheiro com games

Como ganhar dinheiro com games
11 de maio de 2017 • 10h35 • atualizada 11 de maio de 2017

Os jogos eletrônicos são a paixão de muitos por todo o mundo: sejam jogos de esporte, RPGs, shoters ou de estratégia, existe sempre uma legião de fãs que respiram as diferentes narrativas dos videogames e estão dispostos a jogá-los por horas seguidas. Alguns até acabam tornando-os parte de sua profissão e juntam-se à crescente indústria de jogos eletrônicos, em que o hobby vira um meio de ganhar dinheiro.

É louco por games e quer saber como você pode ganhar o seu próprio dinheiro com eles? A SOS separou algumas das profissões mais comuns da indústria dos jogos eletrônicos para você conhecer. Confira:

COMO ENTRAR NA INDÚSTRIA DOS GAMES

Existem diversas profissões que fazem parte da criação de um game, a maior parte delas voltadas às áreas de tecnologia e criação. Mas atualmente, até as habilidades de jogá-lo podem garantir uma carreira profissional, entre competições de e-Sports e testadores de novos jogos que ainda não chegaram no mercado.

Designer de games

O designer de games é o profissional que vai colocar a sua visão no jogo. Ele pensa no roteiro, cenários e no tipo de público que o jogo quer atingir, ou seja, é quem concebe o projeto inicial e delineia o trabalho de cada membro da equipe desenvolvedora.

É importante que ele conheça um pouco do papel de cada profissional que participará da criação desse jogo. Atualmente, existem cursos profissionalizantes, graduação e pós-graduação em design de games, para garantir uma formação completa a esse tipo de função.

Programador

O programador é quem vai colocar em prática o design do jogo. Esse profissional trabalha transformando em códigos o projeto do designer, ou seja, é quem torna possível que o roteiro, os cenários e a narrativa do jogo aconteçam na tela como planejado.

Para ocupar essa função, é necessário ter familiaridade com linguagens de programação e dominar os softwares utilizados para esse tipo de produção.

Animador

O animador é responsável por dar vida aos personagens e aos cenários desenhados para o jogo. Além do conhecimento de técnicas artísticas, é fundamental que ele conheça e saiba trabalhar com os softwares utilizados para transformar os projetos em animações.

Tester

A função de tester é o emprego ideal para muitos fãs do universo dos games. Basicamente, essa pessoa trabalha jogando: ela que testará os jogos recém-desenvolvidos antes que cheguem ao mercado. A “jogabilidade” do game, o funcionamento dos gráficos, sons e outras funcionalidades do jogo, para garantir que ele esteja de acordo com o planejado ao chegar às mãos do usuário final.

Gameplayer

Outra possibilidade para ganhar dinheiro com o universo dos jogos eletrônicos é produzir vídeos de gameplay para canais do Youtube. Gameplays são vídeos que consistem em uma gravação da partida de um jogo, com comentários e observações do dono do canal sobre ele. Esse é um dos gêneros mais populares do Youtube, e canais com esse tipo de conteúdo podem ser extremamente rentáveis se conseguirem manter um número crescente de inscritos. Para entender como funciona uma carreira como Youtuber, confira o curso da SOS que oferece todos os passos para produzir os seus vídeos de maneira profissional.

Jogador profissional

Os jogadores profissionais de jogos eletrônicos fazem a sua carreira em competições de e-Sports, megaeventos em que diferentes equipes ou jogadores individuais competem em um determinado game. A preparação é similar a de um atleta esportivo: os jogadores praticam as suas habilidades em centros de treinamento para especializarem-se cada vez mais no jogo a ser disputado, estudando estratégias, o comportamento dos adversários e acima de tudo, jogando sem parar.

Os cyberatletas, como são chamados, recebem apoio de patrocinadores para participarem das competições e disputam prêmios em dinheiro. Os campeonatos profissionais de e-Sports já movimentam mais de 750 milhões de dólares ao ano em todo o mundo. Profissão dos sonhos para um fã de games, não é?

Além das profissões aqui listadas, existem diversas outras funções que fazem parte do mercado de games, como designers de cenário, designers de nível dos jogos, profissionais de marketing e negócios, dentre outros que tornam possível o desenvolvimento, venda e circulação dos jogos eletrônicos. Seja qual for o seu interesse profissional, é sempre possível buscar um lugar para você nessa indústria.

Interessado em transformar a paixão por jogar em uma carreira profissional? Conheça o pacote de cursos de desenvolvimento de games em flash da SOS e garanta o seu lugar no incrível mercado de jogos eletrônicos. Cadastre-se agora no nosso site e ganhe um desconto especial na matrícula!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como ganhar dinheiro com games
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu