NOTÍCIAS

5 profissões em alta no setor de tecnologia

5 profissões em alta no setor de tecnologia
14 de novembro de 2018 • 17h41 • atualizada 14 de novembro de 2018

Computadores, celulares, games, robôs e máquinas engenhosas! Trabalhar com tecnologia é realmente muito chamativo para os jovens, principalmente por proporcionar o sentimento de estar ajudando a criar inovações tão importantes para as pessoas. Então, se você é do time que pretende se especializar na área, nós indicamos 5 profissões que podem ser o seu caminho para o sucesso no futuro!

Programação mobile

Segundo o IBGE, os celulares são o principal meio de acesso à internet dos brasileiros, sendo usados por mais de 94% dos internautas. Graças a dados como esses, o mercado de aplicativos não para de crescer, e o profissional do setor poderá trabalhar com a produção de apps, jogos e outros sistemas para dispositivos móveis.

Os desenvolvedores mobile precisam ter conhecimento em programação, principalmente na linguagem Java, responsável pela maioria dos aplicativos para Android. Além disso, com o surgimento de tecnologias como a internet das coisas, aumentará a oferta de dispositivos conectados à internet, expandindo também a necessidade de criação de aplicações para as novas plataformas.

Engenharia de software

O engenheiro de software é responsável por criar, testar e realizar a manutenção de programas de computador ou qualquer outra solução para diversas plataformas. Quando inserido dentro das empresas, trabalha com o desenvolvimento de softwares, sites, sistemas web, jogos e aplicações que procuram elevar a produtividade, reduzir custos e facilitar o relacionamento do cliente com a marca, por exemplo.

O profissional da área precisa ter um amplo conhecimento das linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho. Além disso, formações em ramos como hardware, manutenção de computadores, marketing e vendas podem ser grandes diferenciais para o currículo.

Proteção de dados

O profissional pode trabalhar no setor privado, protegendo os dados internos das empresas e defendendo-os contra possíveis ataques de invasores. Além disso, é possível ser contratado por companhias especializadas em desenvolver sistemas de proteção de informações para usuários comuns. Ainda há a possibilidade de trabalhar para o governo, auxiliando no aperfeiçoamento de medidas que garantam à população uma navegação segura dentro da rede.

Para ter sucesso na área, é preciso ter um rico conhecimento em programação, engenharia de software, funcionamento de hardware, segurança e banco de dados, e outras formações na área de tecnologia e computação. Também é necessário se manter constantemente atualizado, visto que os protocolos de segurança podem ser quebrados com novas técnicas, exigindo mudanças e ajustes rotineiros.

Engenharia de IA

Os profissionais de desenvolvimento em inteligência artificial possuem grande propensão a ganhar cada vez mais espaço dentro das empresas. Isso porque os investimentos na área têm crescido e se mostrado viáveis para uma série de processos, tanto internos quanto de relacionamento com o cliente. Além disso, gigantes em tecnologia, como a Google e a Amazon, têm investido pesado no desenvolvimento de novos sistemas capazes de fazer o setor avançar.

Para trabalhar na área, é necessário ter uma formação em programação e em robótica, principalmente. A criação desses sistemas pode estar associada a formatos robóticos ou simplesmente podem ser softwares de computador. Uma das grandes tendências do setor é a tecnologia dos assistentes pessoais, que demonstram ser o próximo morador a se instalar nas casas do futuro.

Analista de business intelligence

O analista precisa saber interpretar os mais diversos dados que a internet pode fornecer hoje em dia, como hábitos de compra dos consumidores ou preferências de um público-alvo definido. A partir disso, o profissional deve ser capaz de retirar o máximo de insights possíveis para a empresa, fornecendo soluções de negócios. Além disso, possui outras funções, como realizar análises macroscópicas do mercado, criar estratégias de inovação e gerir os anúncios publicitários.

A profissão apresenta um caráter multidisciplinar, já que exige conhecimentos amplos de administração, marketing, programação, gestão de dados e outros setores da computação e da comunicação. Além disso, é preciso estar constantemente atualizado sobre o mercado e saber enxergar tendências para o futuro.

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
5 profissões em alta no setor de tecnologia
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu