BLOG

Por que o Vale do Silício é tão importante?

Por que o Vale do Silício é tão importante?
06 de fevereiro de 2019 • 16h26 • atualizada 06 de fevereiro de 2019

O Vale do Silício desperta muita curiosidade entre os interessados por tecnologia. A região é famosa por suas empresas, donas de softwares, serviços e inovações capazes de deixar qualquer um maravilhado. Mas afinal, qual o segredo do Vale, e como tantas marcas incríveis foram parar ali? Confira a resposta para essa e outras perguntas que você pode ter sobre a região:

Tecnologia de ponta

O Vale do Silício - conhecido como Silicon Valley em inglês - é localizado no Estado da Califórnia, nos Estados Unidos. O local, formado por um conjunto de cidades ao sul da baía de São Francisco, é considerado um dos maiores polos tecnológicos do mundo. A região abriga algumas das maiores e mais bem-sucedidas empresas ligadas ao segmento de tecnologia da informação e computação.

Portanto, se o assunto é o desenvolvimento de softwares, hardwares, aplicativos e serviços on-line, a região é referência! Aliás, é comum encontrar pelo Vale não apenas as sedes das empresas, mas também uma série de atrações turísticas voltadas ao segmento. E se você estiver interessado em imergir ainda mais nessa atmosfera tech, é possível participar de inúmeras convenções, workshops e congressos do setor.

Outra característica interessante é que a região é o berço de diversas empresas de tecnologia, as quais ainda têm ali suas matrizes. Por outro lado, há também inúmeras startups que ainda dão os primeiros passos em direção ao sucesso e apoiam-se na extensa rede de contatos e oportunidades que a região proporciona.

Nomes internacionais

Googleplex, sede da gigante Google, em Mountain View (Foto: Tai Power Seeff/Visitcalifornia.com)

O Silicon Valley é famoso por sua notável aglomeração de empresas, não só donas de trajetórias invejáveis, mas também assíduas produtoras de novas tecnologias. Entre os nomes, destacam-se Facebook, Google, eBay, Yahoo!, Twitter, LinkedIn e WhatsApp no âmbito on-line, além das gigantes de softwares Adobe e Evernote. Marcas como Intel, Hewlett-Packard, Apple, Nvidia, AMD, Symantec, Microsoft, Dell e Oracle também estão presentes ao lado de empresas como Electronic Arts, Atari, Netflix e Pixar.

História por trás do Vale do Silício

A história do Vale do Silício está diretamente atrelada às dinâmicas políticas e históricas mundiais. A região começou a se desenvolver por volta da década de 50, época em que o governo buscava fomentar inovações ligadas ao setor de tecnologia e criou no local uma série de centros de inteligência e pesquisa.

Entre os fatores predominantes para tal decisão, estão a Segunda Guerra Mundial e a Guerra Fria, conflitos político-ideológicos que incentivaram de maneira massiva a produção de armas e o desenvolvimento de tecnologias voltadas ao combate.

Além de investir em suas próprias inovações, o governo norte-americano começou a incentivar o setor privado e, aos poucos, novas empresas de tecnologia instalaram-se na região do Vale. Com o passar do tempo, a tradição tecnológica e inventiva do local ganhou não apenas força, mas também um apelido: Vale do Silício, homenagem ao elemento químico essencial para a fabricação de circuitos eletrônicos.

Impacto mundial

Depois de compreender o significado do Vale do Silício para o segmento da tecnologia mundial, fica fácil entender por que ele é tão importante. A região é considerada o lar das maiores inovações do setor, contribuindo de maneira direta e significativa para o desenvolvimento de novos componentes eletrônicos, serviços on-line e gadgets, por exemplo. Suas empresas são donas de tecnologias de ponta, contribuindo para o setor de pesquisa e para o ambiente acadêmico de maneira concreta - e, de quebra, ainda são extremamente valiosas no mercado internacional.

Qual empresa você gostaria de conhecer ao visitar a região do Vale do Silício? Conta pra gente aqui nos comentários! :) E se você curte tecnologia, aproveite ainda a sua visita ao nosso blog e leia também:

Inovações em smartphones prometidas para 2019

O que mudou no pacote Adobe 2019

Computador novo: comprar ou montar do zero?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Por que o Vale do Silício é tão importante?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu