BLOG

O que um aplicativo de sucesso precisa ter?

O que um aplicativo de sucesso precisa ter?
13 de maio de 2019 • 10h46 • atualizada 13 de maio de 2019

WhatsApp, Messenger, iFood, Uber, 99taxi. Nos últimos anos assistimos a um boom de aplicativos, e é muito difícil achar alguém que não tenha pelo menos um dos exemplos citados em seu smartphone. O crescimento do mercado, bem como a simplificação do próprio processo de produção, cria a expectativa de qual será o próximo grande sucesso. Antes de pensar nisso, é fundamental responder à pergunta: o que esses apps possuem que os torna tão populares?

Propósito

Aplicativos famosos nasceram para resolver problemas. Por exemplo:

iFood

Problema: pedir comida. Era chato e trabalhoso ligar no local, solicitar o cardápio e fazer o pedido.

Solução: juntou-se tudo num aplicativo só. Com poucos cliques o usuário vê as ofertas, escolhe o prato e espera receber em casa.

Uber

Problema: transporte. Também era chato ligar para uma companhia de táxi, além de o preço ser mais elevado.

Solução: juntou-se motoristas e passageiros em um aplicativo que utiliza a localização para mandar um carro em poucos minutos.

O aplicativo precisa ter um propósito bem claro, um objetivo maior compreendido por qualquer usuário. Para tal, é importante que os desenvolvedores respondam a algumas perguntas, como:

“Para que o app serve?”, “Qual problema ele resolve?”, “O que ele muda na vida das pessoas?”.

Público-alvo definido

No desenvolvimento de um produto de sucesso, as perguntas do item anterior recebem novos contornos:

“Para quem o app serve?”, “Ele resolve o problema de quem?”

As respostas são muito amplas. Há aplicativos de massa, como o WhatsApp, em que ao mesmo tempo é possível encontrar opções com um público bem definido. Tornar-se o maior app para jovens fãs de cinema também é uma forma de sucesso!

A definição do target (público-alvo) ajuda os desenvolvedores a entender as expectativas e a conhecer os hábitos dos possíveis usuários. A partir disso é possível pensar na produção de um aplicativo que atenda à demanda desse público e consiga entrar de fato na rotina das pessoas.

Usabilidade

Pense que de um lado você tem o problema e do outro as pessoas que convivem com essa questão. Pois bem, o aplicativo fará a ponte entre os dois. Essa conexão não pode ser esburacada e de difícil acesso; pelo contrário, ela precisa ser simples e rápida! Um app de sucesso investe na usabilidade para criar uma boa experiência de usuário.

Menus diretos, comandos intuitivos e um design econômico; a combinação desses fatores faz o aplicativo se tornar mais atrativo aos usuários. Afinal, ninguém quer gastar muita energia para descobrir as funcionalidades ocultas e misteriosas do app. Isso só torna o processo lento, demorado e chato para o público-alvo!

Design

Quem gosta de ficar navegando por um aplicativo cheio de ícones e objetos desnecessários na tela? Ou utilizar uma interface que mais parece o próprio código de programação? Para chegar ao máximo de usuários possível, o aplicativo precisa combinar um belo visual com uma usabilidade simples que atenda à proposta. Não adianta encher de botões e cores se isso não ajuda em nada a melhorar a experiência do usuário.

Durante o processo de produção do aplicativo, é necessário contratar designers especializados e tirar um bom tempo para pensar apenas na estrutura gráfica do produto. A criação de uma identidade visual bem-feita ajuda a estabelecer uma conexão mais próxima com o usuário e permite a identificação com a marca. Quem não se lembra do tradicional balãozinho verde do WhatsApp?

Qualidade técnica

Não adianta o app ser bonito e propor uma usabilidade simples se ele não a cumpre! Um produto cheio de falhas que está sempre travando e apresentando problemas com o banco de dados dificilmente alcançará o sucesso. Por isso, é preciso investir na programação e na utilização de servidores competentes que suportem a quantidade de usuários.

Além disso, é preciso monitorar constantemente os bugs e procurar melhorar a experiência do usuário. Invista em atualizações constantes, sempre oferecendo as adaptações necessárias para as mais diversas versões dos sistemas operacionais. Aposte também na produção de novas funcionalidades, visando tornar o aplicativo cada vez mais atrativo.

Divulgação

Lançar um aplicativo na Google ou na App Store nem sempre é o suficiente para conseguir sucesso! É preciso que o produto chegue até as pessoas, e isso envolve também um investimento em publicidade. Atualmente há várias plataformas para criar campanhas, como a busca do Google, as redes sociais e o Youtube. Também é possível trabalhar com influenciadores digitais que apresentem o app às pessoas a quem ele se destina, conseguindo alcançar o público mais diretamente.

Quer criar seu próprio aplicativo? Nós temos mais algumas dicas para te ajudar:

É muito difícil desenvolver um aplicativo? O que é necessário?

Conheça melhor a profissão de desenvolvedor de aplicativos

8 habilidades que um desenvolvedor de aplicativos tem que dominar

Venha para a SOS!


Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que um aplicativo de sucesso precisa ter?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu