NOTÍCIAS

8 habilidades que um desenvolvedor de aplicativos tem que dominar

8 habilidades que um desenvolvedor de aplicativos tem que dominar
20 de março de 2018 • 12h14 • atualizada 20 de março de 2018

Você já pensou em desenvolver um aplicativo e usar suas ideias para criar algo funcional e divertido? Atualmente todos estão conectados em seus celulares e tablets quase o tempo todo. O uso de aplicativos é constante, e os usuários já estão habituados a resolver quase tudo por meio dos dispositivos.

Por isso, muitas profissões relacionadas à vida on-line estão em alta, e um dos empregos que estão sendo procurados é o de desenvolvedor de aplicativos. Então, se você já se imaginou nessa função e quer saber mais, preparamos uma lista com as 8 habilidades que um desenvolvedor de aplicativos precisa ter. Olha só:

Conhecer a lógica da programação

Conhecer a lógica da programação pode ser uma tarefa que exige algum tipo de esforço: é preciso estudar e aprender alguns conceitos necessários à programação, como escrever algoritmos e outros conceitos de programação. Variáveis, operações aritméticas e vetores são alguns exemplos de operações que serão muito importantes. Todos esses conceitos fazem parte de todo um raciocínio que é necessário para a programação!

Entender a linguagem de programação

As linguagens de programação identificam e processam os algoritmos que fazem o aplicativo funcionar. Por isso, depois de conhecer a lógica da programação, é muito importante dominar a linguagem de programação. As linguagens que possuem mais demanda são SQL, Java, JavaScript, C#, C++, Python, PHP, Ruby e Swift. Se você for iniciante, comece com o sistema Android que é o mais fácil, e para isso estude o Java!

Aprender inglês

O inglês não é parte do design e da programação dos aplicativos, mas é essencial. Quase tudo que um desenvolvedor de aplicativos vai fazer demanda algum conhecimento da língua. A maioria dos tutoriais e livros sobre o assunto estão em inglês, além do grande número de termos técnicos que são utilizados na língua. Conheça o curso de inglês da SOS e especialize-se!

Ter foco e persistência

Desenvolver um aplicativo a partir do zero dá muito trabalho, e requer foco e persistência. Você precisará estudar as diferentes plataformas como Android e iOS, entre muitas outras. Além disso, precisará escolher entre diversos recursos e testar muitas possibilidades antes de obter um resultado final. Nesse momento, é muito importante ter foco e persistência para continuar se aprimorando até alcançar o resultado que deseja!

Saber sobre banco de dados

Os aplicativos são grandes geradores de dados, e utilizam esses dados para otimizar sua funcionalidade. Além disso, ainda coletam dados externos para realizar algumas funções. É muito importante que o desenvolvedor saiba criar e gerenciar um banco de dados.

Manter-se atualizado

A área de aplicativos está crescendo e se transformando rapidamente. É muito importante estar atento às tendências de design e novidades, além de prestar atenção aos comentários sobre aplicativos parecidos que já foram lançados. Por isso, fique atento ao que os usuários estão procurando!

Conhecer as IDEs

IDEs são ambientes de desenvolvimento para desenvolvedores de aplicativos. Não é obrigatório utilizar as IDEs quando for desenvolver o seu app, mas é importante conhecê-las e saber aproveitá-las para otimizar o processo de criação. Elas possuem recursos para editar, compilar, depurar e otimizar códigos, e os próprios sistemas operacionais incentivam a usar suas IDEs, como é o caso do Android Studio, do Android, e do XCode, da Apple.

Capacidade de analisar e resolver problemas de forma eficaz

Para se tornar um bom desenvolvedor de aplicativos, é muito importante ser capaz de identificar falhas operacionais e resolvê-las de forma rápida e eficaz. Como é muito comum acontecerem erros, e mais comum ainda o aplicativo precisar de atualizações, o desenvolvedor tem que estar atento a todos os detalhes do aplicativo.

Entre as profissões do futuro, com certeza desenvolvedor de aplicativos é uma das mais interessantes, e com persistência pode ficar muito mais fácil. Que tal se motivar para estudar com nosso post sobre as 3 mulheres que mudaram o ramo da tecnologia? Pode ser muito inspirador para começar sua jornada!

Venha para a SOS!

Se você ainda quer aprender muito mais e se especializar, conheça o curso de programador da SOS!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
8 habilidades que um desenvolvedor de aplicativos tem que dominar
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu