BLOG

O que é a linguagem SQL e para que serve?

O que é a linguagem SQL e para que serve?
20 de dezembro de 2018 • 11h58 • atualizada 20 de dezembro de 2018

A sigla significa Structured Query Language, que em português é traduzida como Linguagem Estruturada de Dados. Como o próprio nome diz, é uma linguagem de programação voltada para a manipulação de dados em SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados).

Por sua vez, bancos de dados são uma fonte de registro de informações dos mais diversos tipos. Em computação, quando usamos esse termo, falamos principalmente de bancos de dados relacionais, que são registros colocados no formato de colunas e linhas, por exemplo.

Pense em uma página web: para a escrita do código HTML, o programador cria um banco de dados em que ele coloca todas as informações necessárias. Ao produzir a página, além de ele ficar repetindo cada informação a todo momento, ele simplesmente coloca as coordenadas do dado no banco, que é acessado toda vez que você carrega a página.

A SQL é uma linguagem simples e direta que permite essas manipulações dos dados, algo tão importante para a criação dos mais diversos softwares e sistemas web. Ela é dividida em alguns subgrupos, como:

DML - Data Manipulation Language

São comandos que alteram informações no banco de dados, adicionando-as ou excluindo-as. Veja:

SELECT → utilizado para realizar consultas

INSERT → insere uma nova informação na tabela

DELETE → exclui informações da tabela

UPDATE → muda as variáveis de dados já inseridos

DDL - Data Definition Language

Esses comandos modificam as próprias tabelas, como:

CREATE→ permite a criação de objetos, como tabelas e novas visualizações

ALTER → adiciona algo a um objeto já existente

DROP → apaga algum objeto

DCL - Data Control Language

É a parte responsável pelas permissões do banco de dados, restringindo, bloqueando ou permitindo os acessos e as modificações realizadas por um usuário, como:

GRANT → permite que o usuário acesse e/ou modifique as informações do banco de dados

REVOKE  → proíbe ou impede que o usuário acesse e/ou modifique o banco de dados

DTL - Linguagem de Transição de Dados

É a parte responsável por salvar as alterações feitas pelos usuários com os seguintes comandos:

COMMIT → autoriza que as alterações sejam salvas

ROLLBACK → restaura o banco de dados ao ponto do último COMMIT

Por que aprender SQL?

Em primeiro lugar, é uma linguagem básica para qualquer programador. Por mais que você não vá trabalhar com sistemas de bancos de dados, é muito importante que você aprenda SQL, já que os conhecimentos adquiridos com essa linguagem vão te ajudar bastante com outras.

O Administrador de Banco de Dados - ou DBA, database administrator, em inglês - é o profissional responsável pela instalação e criação de banco de dados. No seu trabalho ainda encontra funções como o monitoramento, a atualização e a segurança das informações, fornecendo as permissões necessárias aos usuários. Além disso, ainda é responsável por melhorar a performance do sistema e reparar possíveis erros.

O mercado de trabalho para um DBA é bem amplo, já que ele pode trabalhar tanto em empresas de desenvolvimento web ou de softwares quanto dentro de empresas de outros segmentos. Atualmente, os SGBDs são utilizados para diversos fins, como e-commerces, portais de conteúdos, sites comerciais e tantas outras aplicações.

Para ter sucesso na área, o candidato precisa ter um completo domínio da linguagem SQL. Além disso, é fundamental apresentar um bom nível de inglês, já que os comandos dos sistemas são executados com a língua inglesa como padrão.

Gosta de programação de computadores? Então confira mais posts sobre o assunto!

Quais linguagens de programação são usadas no mundo dos games?

Como se especializar ainda mais na área de programação

As linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que é a linguagem SQL e para que serve?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu