BLOG

EDIÇÃO DE VÍDEO: O que são keyframes? Como usá-los?

EDIÇÃO DE VÍDEO: O que são keyframes? Como usá-los?
16 de julho de 2019 • 10h19 • atualizada 16 de julho de 2019

Edição de vídeos e criação de animações são processos muito práticos que você desenvolve ao longo do tempo, com muito treino! Porém, antes de botar a mão na massa, é fundamental entender a teoria e conhecer alguns termos e funções que vão te ajudar muito na hora de editar. Para te ajudar, nós trazemos uma dessas palavras: keyframe. Vamos lá? 

O que é keyframe?

No audiovisual, há uma palavrinha muito famosa do inglês chamada frame. Basicamente, ela é uma imagem estática dentro do vídeo. Na verdade, o vídeo em si é formado por uma sequência de milhões de frames. Um filme, por exemplo, normalmente trabalha com 24 frames por segundo (24 fps), ou seja, a cada segundo 24 “fotos” formam a imagem.

Se você quer gravar em slow motion ou dar aquela impressão de imagem mais “pesada” - muito comum em clipes musicais em que o cantor faz movimentos lentamente, já viu? -, é só gravar em 60 ou até em 120 fps, depende do que você precisa! Já se quer acelerar o vídeo, é só fazer o contrário, e gravar com 18, 20 frames por segundo. 

Pois bem, agora que você aprendeu melhor o que significa frame, já pode ser apresentado ao conceito de keyframe. Como o próprio termo em inglês diz, ele é um quadro-chave, ou seja, uma imagem estática que marca um ponto dentro de um vídeo. Ele é utilizado para demarcar a primeira e a última imagem de uma sequência simples de movimento dentro de uma animação. 

Como usar os keyframes?

Imagine-se nesse momento sentado de frente ao computador produzindo uma animação em 3D a partir de algum software famoso. Suponha que você precisa animar a trajetória de uma bola de futebol que bate na parede e volta para os pés do personagem principal. Esse movimento é simples, certo? Visto que a bola seguirá uma linha reta. Pois bem, você pode marcar o primeiro e o último keyframe da sequência e assim o programa realiza automaticamente a criação da movimentação conforme os parâmetros definidos para a cena. 

Você também pode utilizar os keyframes para fazer outras correções na imagem, como da luz. Mexer na iluminação pode fazer muita diferença na sua cena, principalmente se você tiver que alterar a quantidade de luminosidade ou a direção dos raios, por exemplo. Para fazer isso automaticamente, você pode marcar dois keyframes (inicial e final) e mudar as preferências de iluminação dentro desse intervalo. 

O keyframe não é utilizado apenas para animações com personagens, mas também para efeitos visuais. Se você tem qualquer coisa gráfica criada digitalmente e precisa alterar algo na movimentação, pode utilizar esse recurso. 

Veja outros conteúdos que vão te ajudar com edição e produção de vídeos:

As melhores ferramentas de edição de vídeo

6 práticas que vão melhorar sua edição de vídeo

O que é motion design?

Como se tornar um animador 3D

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
EDIÇÃO DE VÍDEO: O que são keyframes? Como usá-los?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu