BLOG

Como se tornar um animador 3D

Como se tornar um animador 3D
27 de maio de 2019 • 10h22 • atualizada 27 de maio de 2019

Em primeiro lugar, vamos falar sobre animação, um conceito mais amplo. Em resumo, refere-se ao ato de “dar vida” a algum objeto inanimado. A animação está muito presente no audiovisual e conta histórias de personagens que não existem no mundo real. Para tal, o mercado já se utilizou de diversas técnicas, como a produção quadro a quadro, que exigia o desenho de cada cena, uma por uma!

Com a evolução da tecnologia, surgiram técnicas mais apuradas, como a animação 3D, que utiliza os recursos digitais. O trabalho é feito por meio de um software de computador. O animador e sua equipe criam um personagem - ou um objeto qualquer - e programam os movimentos de maneira automática, sem precisar desenhar cena por cena como antigamente.

Mercado de trabalho

No cinema, o profissional pode trabalhar com a produção de curtas ou longas-metragens. O filme pode ser inteiramente animado ou contar apenas com algumas partes feitas com o recurso da tecnologia. Os personagens são criados por processos mais simples, como o próprio desenho no Photoshop, ou mais complicados, como a modelagem 3D - onde há a captura de movimentos de atores para confeccionar o personagem.

O mesmo se estende para a TV, internet e qualquer outro meio que produza obras ficcionais ou não-ficcionais com os recursos da animação. O profissional ainda pode trabalhar com a criação de efeitos especiais ou de vinhetas de abertura, por exemplo. E o mercado de games também possui uma grande abertura para os modeladores 3D, que trabalham com a criação de personagens e de cenários para os jogos.

A publicidade também é responsável por contratar profissionais dessa área. O objetivo é utilizar os recursos gráficos, como o motion design, para se comunicar com os clientes de uma empresa, por exemplo. Em qualquer setor, o animador 3D pode exercer diversas funções, como modelagem e desenho de personagens, direção ou roteiro.

O que estudar?

Os cursos de animação 3D misturam conhecimentos de informática e de design. Nesse sentido, os assuntos principais trabalhados são:

Design

O animador não precisa ter uma habilidade nata com o desenho. É claro que mandar bem na hora de desenhar é um diferencial, mas é possível crescer na profissão sem isso. O design envolve o aprendizado de técnicas para a criação e para a edição de imagens. É preciso estudar o funcionamento dos elementos gráficos e das cores, entendendo como harmonizar cada parte na hora de criar.

Softwares de criação 3D

A animação 3D funciona totalmente a partir de softwares como o Blender, o AutoDesk Maya e o 3D Studio MAX. É preciso entender o funcionamento de cada programa e saber explorar os mais diversos recursos e funcionalidades que eles oferecem.

Comunicação e audiovisual

A animação é um produto audiovisual que tem por objetivo comunicar alguma mensagem, seja para vender um produto, seja para contar uma história emocionante, como as da Pixar! Assim, o profissional deve contar com uma formação em comunicação, para que ele também saiba aliar o conhecimento técnico às intenções do seu discurso.

Dicas

Separamos dicas gerais para te ajudar a entrar na área de animação 3D:

Comece aos poucos

Não precisa começar já utilizando os softwares mais completos de animação. Vá por um caminho mais simples, aprenda a usar o Photoshop e crie suas primeiras imagens. Com o tempo você estuda mais sobre edição e parte para os trabalhos mais complicados.

Forme o repertório

Tenha referências! Conheça os grandes estúdios de animação e acompanhe os produtores independentes. Estude a história da animação e aprenda mais sobre outras técnicas, mesmo as que não são muito comuns na atualidade. O importante é formar um repertório que te dê opções na hora de fazer suas próprias criações.

Fazer cursos na SOS

A SOS conta com uma série de cursos para te ajudar a buscar os primeiros empregos como animador 3D. Confira:

Animação em 3D Studio MAX

Web Designer

Editor de Vídeos

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como se tornar um animador 3D
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu