BLOG

6 práticas que vão melhorar sua edição de vídeo

6 práticas que vão melhorar sua edição de vídeo
28 de junho de 2019 • 15h37 • atualizada 28 de junho de 2019

A edição é uma das partes mais importantes da produção de um vídeo. Com o conhecimento das ferramentas certas, o editor pode adicionar muita qualidade ao trabalho e lançar um produto digno dos grandes estúdios! Para isso, é preciso aprender algumas práticas fundamentais para editar seus vídeos de maneira profissional. 

Organização 

Antes de começar a edição, crie uma pasta para organizar tudo o que você irá usar. Coloque as fotos, vídeos, músicas e até uma cópia do roteiro que escreveu. Certifique-se também de que os arquivos estão no formato certo exigido pelo programa de edição; caso contrário, converta as especificações por meio de ferramentas específicas. 

Aprenda a montar seu workflow 

Os softwares profissionais de edição costumam dispor os comandos na tela de maneira padronizada. À medida que você aprende sobre eles, consegue ter uma noção maior da função de cada ferramenta. A partir daí, também é possível mapear as opções que você mais utiliza e montar um workflow personalizado para economizar um bom tempo de trabalho. 

Pense na narrativa 

Se você participa do processo desde a escrita do roteiro, é natural pensar em um monte de ideias que não ficaram tão boas assim na gravação. Ou mesmo notar que passaram alguns errinhos ou imprecisões nas falas. Independentemente do caso, não tenha medo de retirar da versão final se não fizer sentido para a narrativa. É difícil e dói o coração, mas muita coisa realmente tem de sair pelo bem do vídeo! 

Capriche nos cortes 

Além de compreender narrativamente quando cortar, é preciso saber como fazer isso! Deixar a transição de uma cena para outra muito abrupta ou mudar de locação sem explicar nada pode ficar bem estranho para o seu espectador. Por isso, estude bastante sobre os tipos de corte e procure fazer modificações no enquadramento dos planos ou colocar outras sequências para manter a lógica da narração. 

Ajuste os níveis de áudio

A transição de uma cena para outra pode gerar ruídos e mudanças repentinas na qualidade do áudio, o que deixa o vídeo com um perfil bem iniciante. O ideal é nivelar os diferentes arquivos e deixar o som de todas as sequências uniforme e constante, utilizando efeitos de fade-in e fade-out ou de transição gradual, por exemplo. 

Cuidado na hora de exportar 

Edição pronta, tudo certinho e você coloca o conteúdo para renderizar; depois percebe que a imagem ficou toda distorcida no YouTube. Para evitar esses problemas técnicos, é fundamental que você configure pontos como qualidade do vídeo e tamanho do quadro pensando diretamente na ferramenta em que fará o upload do produto. 

Conheça as principais ferramentas para editores de vídeo

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
6 práticas que vão melhorar sua edição de vídeo
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu