BLOG

Design responsivo: entenda sua importância em aplicativos

Design responsivo: entenda sua importância em aplicativos
13 de junho de 2019 • 11h40 • atualizada 13 de junho de 2019

O mercado dos aplicativos cresceu muito nos últimos anos, principalmente com o aumento das vendas de celulares. Há cada vez mais modelos de smartphones, de tamanhos e características variados. Assim, os desenvolvedores de apps devem se preocupar também com a otimização de seu conteúdo para tantos formatos diferentes. Nesse sentido, o conceito de design responsivo se destaca. Quer aprender mais sobre ele? Bora lá!

O que é o design responsivo?

O design responsivo não é só uma questão estética, mas também uma estratégia digital que otimiza as páginas de um site ou aplicativo para os mais diversos dispositivos e tamanhos de tela. O objetivo é programar o software ou site para que ele seja capaz de adaptar o seu layout, reorganizando textos, imagens e botões de comando para garantir uma boa usabilidade em qualquer circunstância.

Vantagens do design responsivo

A programação de um app ou de um site com o design responsivo pode dar mais trabalho, porém traz algumas vantagens significativas, como:

Alcançar mais usuários

Com a popularização dos smartphones, temos um monte de marcas e modelos com diferentes tamanhos e resoluções de tela. Adaptar-se às características do aparelho deixa a navegação mais dinâmica e fácil, permitindo que o aplicativo seja amigável em qualquer gadget, o que aumenta muito sua expectativa de ter sucesso nos downloads!

Manter o usuário no app

Ter que dar zoom, mexer a tela de um lado para o outro ou ver imagens cortadas é muito chato para o usuário. O app com design responsivo já se adapta prontamente e melhora bastante a experiência de uso, mantendo a pessoa nele pelo tempo necessário planejado para que ela execute as ações pré-determinadas como as principais no app.

Inspirar a realizar ações

Ao mesmo tempo em que você quer que o usuário se mantenha no aplicativo, também pretende que ele realize as ações que você espera, como fazer compras, jogar ou assistir a vídeos, por exemplo. O objetivo é que seja fácil para ele fazer isso e ele não se sinta impedido por conta de problemas técnicos.

Dicas

Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo a otimização do seu aplicativo:

Estude os tamanhos de tela

Faça um mapeamento completo dos diferentes tamanhos de tela que você vai querer programar no seu aplicativo, tanto dos mais variados modelos de smartphones quanto de tablets.

Faça testes

Proponha diferentes testes para que assim você consiga verificar exatamente como o aplicativo irá se adequar a cada tela e otimizá-lo ainda mais antes de lançar para download.

Estude os sistemas operacionais

Não somente a tela, mas o próprio sistema operacional pode alterar a exibição do seu aplicativo. Nesse caso, pode ser mais vantajoso criar versões diferentes para cada caso, procurando pensar no melhor para cada tipo de usuário.

Quer mais dicas para criar seu aplicativo? Confira!

É muito difícil desenvolver um aplicativo? O que é necessário?

O que um aplicativo de sucesso precisa ter?

Conheça melhor a profissão de desenvolvedor de aplicativos

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Design responsivo: entenda sua importância em aplicativos
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu