BLOG

Como deixar suas apresentações do PowerPoint mais bonitas

Como deixar suas apresentações do PowerPoint mais bonitas
14 de fevereiro de 2019 • 12h02 • atualizada 14 de fevereiro de 2019

Em algum momento da sua vivência acadêmica ou profissional, você já se pegou pensando como deveria organizar uma apresentação usando os recursos oferecidos pelo PowerPoint, software que integra a suíte Microsoft e costuma ser muito utilizado para essas situações?

A verdade é que o programa não é só um meio para se defender ou apresentar uma ideia, mas também permite que você aposte em algumas alternativas interessantes para agradar a audiência visualmente e prender sua atenção. Para ajudá-lo a montar uma ótima apresentação, nós organizamos algumas sugestões para complementar os seus conhecimentos de PowerPoint. Confira!

Qual a mensagem que você quer passar?

Os slides devem ser a última etapa da preparação para a sua apresentação. Antes, é preciso ter em mente qual mensagem você quer passar para o seu público. Assim, você deve pensar em quais são seus pontos de apoio, qual a linha de raciocínio que precisa desenvolver para defender um argumento e quanto tempo levará para fazer essa defesa. Só depois comece a pensar nos seus slides.

O importante é considerar que a apresentação deve brilhar pelo seu conteúdo, enquanto o PowerPoint traz recursos visuais para melhorar a experiência do público, ou seja, o slide deve trazer imagens  e informações para complementar aquilo que você já está explicando.

Dê uma identidade visual à sua apresentação

Ao longo de uma apresentação, é ideal que todos os slides pareçam estar contando a mesma história. E não se engane, isso não quer dizer que toda a sua apresentação precisa ter slides exatamente iguais - o que pode ser tão cansativo quanto assistir  uma explicação em que todas as telas são extremamente diferentes. Portanto, uma dica valiosa é pensar um pouquinho sobre a identidade visual que você gostaria de atribuir aos seus slides. Além de seu gosto pessoal, a apresentação também deve refletir o tema que será abordado.

Portanto, imagine suas ideias graficamente. Como elas deveriam ser apresentadas? É interessante escolher duas cores principais e variá-las de maneira coerente ao longo da construção dos seus slides. Se você escolheu vermelho e azul, por exemplo, pode usar também um tom de azul mais claro e outro mais escuro para dar mais dinâmica ao seu design.

Porém, é essencial escolher uma cor padrão e mais séria para o corpo do texto. Letras muito claras podem cansar a leitura ou dificultar a visualização, e o mesmo vale para textos com cor gradientes. Prefira opções mais tradicionais, como letras pretas sobre um fundo branco ou letras brancas sobre um fundo preto sólido.

Atenção às fontes

O mesmo vale para a tipografia. Escolha uma mesma fonte e utilize-a em toda a sua apresentação. Uma sugestão é variar os tamanhos ou pesos das letras - você pode usar regular e bold para conferir hierarquia às informações. Já para aqueles que se sentem um pouco mais ousados, vale investir em duas fontes diferentes e, para não errar na hora de misturá-las, você pode consultar diversas plataformas on-line que sugerem boas combinações entre fontes diferentes.

Uma sugestão que pode fazer toda a diferença é a predileção pelo uso de fontes sem serifas, as quais garantem uma melhor leitura em telas. Exemplos clássicos e muito utilizados em sistemas Windows são Helvetica, Tahoma e Verdana. É possível também encontrar uma série de opções de fontes desse estilo em plataformas digitais gratuitas, como o Google Fonts.

Crie um visual limpo

É importante ter em mente que você deve evitar um visual bagunçado! Ao olhar para um slide, lembre-se sempre que o público irá lê-lo da esquerda para direita, de cima para baixo. Portanto, deixe seu título sempre em evidência, no canto superior esquerdo da tela, e dê preferência para concentrar o texto na parte esquerda do slide.

Logo, as imagens de apoio ou gráficos, por exemplo, podem aparecer na parte direita do slide. Apesar de simples, esse tipo de organização pode ser extremamente eficiente para direcionar os olhos do público de acordo com as suas intenções.

Use imagens eficazes

Utilizar recursos visuais é uma ótima solução para manter a atenção do público durante uma apresentação. Use imagens simples e diretas, cuja mensagem possa dialogar com o que você está abordando na sua fala. Seja uma ideia mais metafórica, seja uma o retrato de uma situação real, a imagem deve ser eficaz em transmitir uma mensagem!

Já no caso de tabelas e gráficos, por exemplo, prefira layouts mais simples e limpos, capazes de ajudar o público a compreender os dados ou encontrar os números com facilidade. Aliás, vale redesenhá-los com aplicativos apropriados se a imagem original não é muito indicada para ser visualizada em uma apresentação - por baixa qualidade ou porque há uma concentração muito grande de dados que são, na verdade, descartáveis. Nesse ponto, é importante ser coerente com as tipografias e cores que você já havia definido anteriormente.

Menos é sempre mais

Sua apresentação pode estar no ponto, com recursos visuais ótimos e uma defesa capaz de convencer qualquer um, mas se você exagerar na hora de escrever os textos dos slides, há uma grande chance de as coisas saírem do controle. O cérebro humano tem uma grande dificuldade para se concentrar em duas fontes de informação ao mesmo tempo. Logo, se você está falando sobre uma ideia ao mesmo tempo em que alguém precisa ler algum pequeno trecho de texto, há grandes chances de a pessoa não assimilar direito o conteúdo de ambas as fontes.

Portanto, ao imaginar sua apresentação, pense em maneiras breves e diretas de expressar uma ideia com palavras-chave. O ideal é que o texto presente no slide não seja uma cópia daquilo que você está falando - esse tipo de situação desestimula a atenção. Além disso, deixar espaços em branco no seu slide ajuda as pessoas a focar na informação principal que você está comunicando. Lembre-se também de que não há nada de errado em elaborar um slide de transição com uma frase curta em destaque, por exemplo, com quatro ou cinco palavras.

Mas, se você realmente precisa colocar uma grande quantidade de texto na sua apresentação, o ideal é quebrá-lo em pequenas partes, dividindo-o em bullets e usando mais de um slide.

Cuidado com efeitos exagerados

É possível encontrar uma série de efeitos para as transições entre slides no PowerPoint. A princípio, muitos usuários sentem o ímpeto de utilizar diversos deles; às vezes, na mesma apresentação. No entanto, é necessário extremo cuidado ao organizar uma apresentação com transições! O efeito pode distrair o público ou mesmo infantilizar o conteúdo.

Se você realmente gosta de transições, invista nelas, mas tenha preferência pelas transições mais simples e discretas. O mesmo vale para efeitos sonoros ao mudar de um slide para o outro. Utilize em pontos estratégicos que podem beneficiar sua apresentação.

O PowerPoint é uma excelente ferramenta para expor ideias e ajudar a apresentar seus projetos, seja no ambiente acadêmico, seja no profissional. Por isso, dominá-lo é essencial para crescer cada dia mais na sua carreira!

Se você curtiu esse post, aproveite e leia também:

5 inovações em smartphones prometidas para 2019

Como criar um gráfico de uma função no Excel

Por que o Vale do Silício é tão importante?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como deixar suas apresentações do PowerPoint mais bonitas
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu