BLOG

Como criar um gráfico de uma função no Excel

Como criar um gráfico de uma função no Excel
30 de janeiro de 2019 • 14h55 • atualizada 31 de janeiro de 2019

Para mandar bem com o Excel, é preciso aprender a usar os mais diversos recursos que a ferramenta pode ter. Entre essas habilidades, encontram-se o uso de recursos gráficos e a aplicação de fórmulas matemáticas. Para te dar um exemplo e ampliar seus conhecimentos, separamos um passo a passo para criar um gráfico de uma função no software, confira!

Definindo os valores da função

Para criar o seu gráfico, o primeiro passo é definir os valores da variável x. Escolha uma coluna e preencha-a com os números, como no exemplo a seguir:

O próximo passo é criar outra coluna para se colocar a função. Usaremos como exemplo a sentença f(x) = 4x + 10. Escreva os números exatamente do jeito que você precisa, para não ter nenhum problema com o gráfico. Veja:

Agora é o momento de calcular os resultados da função. Para isso, preencha a linha logo abaixo dela com a linha “=A2*4+10”. Assim, você está instruindo o Excel a fazer a conta de acordo com a sua função. Após apertar a tecla enter, a linha já mostrará o resultado. Para calcular todos os outros valores de maneira automática selecione a célula com o resultado obtido, vá até o canto direito inferior dela e arraste-o, conforme a imagem:

Após esse passo, você terá um preenchimento dos valores. No caso do exemplo os números são:

Construindo o gráfico

Depois de definir a função e seus valores, selecione todas as colunas e clique no menu superior “Inserir”. Selecione a opção “Gráficos” e depois o modelo “Dispersão”, conforme a imagem:

Selecione o primeiro modelo e você terá a seguinte imagem:

Conforme você definir mais valores, seu gráfico ganha o aspecto de uma linha reta maior. Além disso, no menu “design” você pode alterar o layout do seu gráfico, mudando as cores e os elementos mostrados. Também é possível inserir mais elementos, como legendas. Que tal passar um tempo mexendo no seu gráfico para treinar?

Quer mais dicas para mandar bem no Excel? Continue acompanhando o nosso blog!

Como arredondar números no Excel

Como usar caixas de mensagem MsgBox no Excel VBA?

Como utilizar filtros avançados no Excel?

Venha para a SOS!

Confie em quem entende de tecnologia! Transforme a sua paixão em carreira com a SOS! Aqui, você encontra os melhores cursos e fica preparado para os desafios do mercado de trabalho. Cadastre-se no nosso site e receba um desconto especial na matrícula.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como criar um gráfico de uma função no Excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu