NOTÍCIAS

O que você não pode deixar de fazer no seu primeiro dia de trabalho

O que você não pode deixar de fazer no seu primeiro dia de trabalho
16 de março de 2017 • 16h44 • atualizada 16 de março de 2017

Você foi aprovado na seleção de emprego e logo irá começar uma nova etapa na sua carreira profissional. A ansiedade e a expectativa tomam conta e você quer que tudo dê certo, principalmente no seu primeiro dia de trabalho. A SOS sabe o quanto é importante começar sua jornada com o pé direito e, por isso, apresentamos algumas dicas para que você tenha um excelente primeiro dia de trabalho. Confira:

Seja pontual

Assim como na entrevista de emprego, chegar no horário no seu primeiro dia de emprego é um ponto indiscutível. Se isso acontecer, provavelmente seus futuros colegas vão entender que isso será recorrente e que você não tem comprometimento necessário para o trabalho. Para não ter surpresas, considere chegar de 15 minutos antes do horário de trabalho.

Prepare antes uma breve apresentação sua

Algumas empresas costumam reunir todos os colegas do setor para fazer sua apresentação de uma só vez. Se isso acontecer, sem pânico! Para conseguir se expressar melhor e não ficar sem saber o que falar, crie tópicos importantes e breves para falar sobre você mesmo. Comece falando seu nome, o cargo que ocupará, sua idade e como você está feliz por estar começando. Evite falar dos empregos anteriores para que fique evidente que você está animado para iniciar sua nova trajetória na empresa.

Tome a iniciativa de se apresentar

Caso você seja apresentado individualmente aos seus colegas de trabalho e uma pessoa ficar de fora, tome a iniciativa de se apresentar para ela. Experimente deixar a timidez de lado neste primeiro dia, já que a sua atitude vai ajudar a quebrar o silêncio e facilitar o diálogo futuramente.

Tente se lembrar do nome dos seus colegas

Esta pode ser uma das tarefas mais difíceis do dia, já que tudo será novo e você vai receber muita informação de uma vez. Para que você consiga se lembrar do nome das pessoas, utilize técnicas de assimilação: crie um sistema de memorização próprio a partir das características das pessoas e suas funções. Mas cuidado, só diga realmente o nome de alguém se tiver certeza para não causar situações embaraçosas.

Ouça mais

O primeiro dia de trabalho é o momento de observar e adquirir o máximo de conhecimento necessário para entender como a empresa funciona e os ambientes ao qual estará inserido. Lembre-se que alguns processos de trabalho já estavam definidos anteriormente pela empresa antes de você chegar, então mesmo que queira mostrar como eles podem ser melhores, esta é a hora de se adaptar ao que já está estabelecido e deixar as sugestões mais para frente.

Mostre-se interessado

Desenvolva a capacidade de ser humilde e se mostrar interessado aos processos de trabalho que mostrarem para você, mesmo que já tenha conhecimentos suficientes da área. Faça perguntas caso não tenha experiência, mas fique atento para não atrapalhar o trabalho dos outros colegas. Caso não tenha atividades a fazer, pergunte ao seu superior: não fique esperando passarem afazeres a você, eles podem estar testando sua proatividade.

Conheça as pessoas da empresa

Nos horários de intervalo é a hora de iniciar a aproximação informal com os outros funcionários, mas não se preocupe se isso não acontecer no primeiro dia. O importante é que você conviva com as pessoas que estão ligadas à sua área, pode ser até um café ou um almoço. Mas é preciso cautela: evite tentar impressioná-los ou fazer piadas a respeito deles, já que pode passar a impressão de ser uma pessoa arrogante. A palavra essencial aqui é cautela.  

Converse com seu chefe

Se achar necessário, você também pode conversar em particular com seu chefe logo após as apresentações ou marcar uma breve reunião com ele para alinhar quais as estratégias de trabalho que ele espera com a sua contratação, as metas que deve seguir e outras instruções que ficou em dúvida.

Apesar de ser muito importante começar bem no primeiro dia de trabalho, entenda que você está começando algo novo, então é normal ficar um pouco perdido. Outros dias virão, com a possibilidade de que você crescer cada vez mais. Por isso, seja você mesmo, cuide do seu marketing pessoal e passe a desenvolver uma boa e saudável rotina de trabalho para ter sucesso na carreira.

Venha para a SOS!

O mercado de trabalho está sempre esperando por bons profissionais. E se você quer estar exatamente nesta posição, defina a sua trajetória e invista na sua carreira. Acesse o site e conheça agora os cursos que a SOS pode oferecer para sua evolução.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que fazer no primeiro dia de trabalho
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
NEWSLETTER
Receba nossas novidades, promoções e muito mais

LOGIN FRANQUEADO

ENTRAR
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Av. João Scarparo Netto, 84 Condomínio Unique Village - Santa Genebra 13080-655 - Campinas/SP
Pearson - Always Learning