BLOG

Como vender um produto em uma dinâmica de emprego

Como vender um produto em uma dinâmica de emprego
10 de novembro de 2016 • 10h38 • atualizada 10 de novembro de 2016

Em uma dinâmica de emprego, é muito comum que os entrevistadores peçam aos candidatos que simulem uma venda. A ideia é que, se o candidato consegue vender um produto em uma entrevista de emprego, muito possivelmente ele se sairá bem na hora de conversar com os verdadeiros clientes.

Essa simulação pode ser tanto de um determinado produto da própria empresa quanto um produto fantasia, pensado pelos entrevistadores apenas para testar a habilidade e criatividade dos candidatos à vaga. Pensando nisso, a SOS preparou algumas dicas práticas para ajudar você a superar esse desafio e conseguir o trabalho!

Entendendo as dinâmicas de emprego

Antes mesmo de falarmos sobre as vendas propriamente ditas, é importante refletir sobre as dinâmicas de emprego. O modelo que os entrevistadores escolherem - individual ou em grupo, por exemplo - muda a maneira como você deve interagir com o desafio apresentado e como entregará sua solução.

Dinâmica de grupo: se o desafio é em grupo, considere outros fatores além da sua habilidade de vender, como capacidade de liderar, paciência, trabalho em equipe e estratégia certamente também estarão sendo avaliadas. Pense nisso durante o debate com a equipe e também na hora de apresentar!

Dinâmica individual: quando a apresentação é individual, você será o centro das atenções. Por isso, demonstre sua capacidade de pensar em diferentes cenários, dos mais favoráveis aos piores, de formar parcerias e também explore seu conhecimento sobre o produto. Pensar fora da caixa é fundamental, mas isso quando o essencial já foi feito.

5 dicas de sucesso sobre como vender produto

Para facilitar a sua compreensão, preparamos dicas práticas que você deve seguir durante a entrevista. Cada uma delas foi pensada para otimizar sua participação em dinâmicas de entrevista de emprego, independentemente se elas forem individuais ou em grupo.

Conheça bem os produtos da empresa

Por mais que os entrevistadores prefiram um produto fantasia aos produtos que a empresa para a qual você está se candidatando realmente vende, conhecer a carteira de ofertas dela é fundamental. Busque entender as especificidades, os pontos positivos e os negativos e questione sobre detalhes.

Demonstre sua experiência

Para falar sobre a sua experiência evite citar o nome de empresas por onde passou. É importante você se expressar de maneira eficiente. Fale apenas da situação e de como você conseguiu reverter positivamente o problema. É claro que você não vai citar casos com finais negativos, já que a empresa também não está buscando um problema.

Utilize a tecnologia

Se houver tempo durante a dinâmica, consulte no Google outras empresas que vendem produtos iguais ou similares do que foi passado para você vender. Estude os canais de venda, presença nas redes sociais e reviews no YouTube. Essa pesquisa de mercado certamente trará importantes ideias para sua apresentação.

Demonstre segurança

Por mais que você não esteja 100% seguro de alguma informação ou de alguma escolha estratégica da simulação, sempre fale com segurança. Mas, cuidado: estar seguro das decisões não significa que você está correto. Tenha em mente que os entrevistadores podem corrigir suas informações.

Tenha humildade

Caso você seja interrompido em sua apresentação, mantenha a calma. Escute o que a pessoa está falando e responda educadamente e no mesmo tom de voz. Se ela tiver razão, demonstre sua capacidade de aprender adotando o que foi dito. Caso contrário, explique os pontos que fazem da sua afirmação o melhor para a empresa. Isto melhora sua capacidade de apresentação nos processos seletivos.

O mais importante em uma dinâmica de emprego é demonstrar que você está apto para gerar bons resultados para a empresa contratante. Por isso, trabalho em equipe, capacidade de aprender e principalmente pró-atividade para resolver problemas são fundamentais.

Venha para a SOS!

Aproveite também para conferir algumas dicas gerais para sua primeira entrevista de emprego ser um sucesso! Quer se profissionalizar e alavancar sua carreira no mercado de trabalho? Conheça também o curso profissional completo e venha para a SOS!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como vender um produto em uma dinâmica de emprego
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu