BLOG

As operações básicas de matemática no Excel: soma, subtração, multiplicação e divisão

As operações básicas de matemática no Excel: soma, subtração, multiplicação e divisão
10 de novembro de 2016 • 11h55 • atualizada 10 de novembro de 2016

O Excel é um programa fundamental para o cotidiano de diversos profissionais. Seja você o proprietário de um pequeno negócio querendo controlar melhor a saída de produtos do estoque ou um administrador empenhado em melhorar o controle de fluxo de caixa da empresa, certamente a melhor ferramenta para essas atividades é o Microsoft Excel.

Para agilizar suas tarefas no Excel, a SOS vai ensinar você a realizar as quatro operações básicas no programa: soma, subtração, multiplicação e divisão. Continue lendo e caso tenha alguma dúvida, deixe um comentário!

Como somar no Excel

Somar utilizando o Excel é mais simples do que muita gente imagina. Existem duas maneiras principais de configurar o programa para que ele chegue automaticamente ao resultado da soma dos valores de duas ou mais células.

A fórmula básica da operação é =SOMA(Célula1+Célula2). Nesse caso, basta clicar na célula onde deseja ver o resultado e escrever a fórmula acima, trocando onde se lê " Célula1" e " Célula2" pelas células que você deseja somar (por exemplo, A1+A2+A3).

Como somar no Excel

A segunda maneira é mais simples ainda: selecione todas as células que deseja somar, arrastando o mouse entre elas e clique no símbolo "Σ". O programa vai fazer a fórmula automaticamente, entregando o resultado para você.

Como somar no Excel

Como subtrair no Excel

Subtrair no Excel não é muito diferente de somar. Assim como na operação anterior, também existem duas maneiras principais para que o programa execute a conta para você.

A primeira é utilizando a fórmula = Célula1-Célula2. Assim como na soma, selecione a célula onde deseja ver o resultado da subtração e substitua onde se lê "Célula1" e " Célula2" na fórmula acima pelas células que você quer subtrair.  

Como subtrair no Excel

Já a segunda é interessante para conhecer, mas não muito prática para utilizar no dia a dia: use a fórmula de soma (conforme as instruções do tópico anterior), mas com os números negativos. Dessa maneira você pode obter o resultado da subtração.

Como multiplicar no Excel

A fórmula de multiplicação do Excel é Célula1*Célula2. Assim como nas operações que citamos anteriormente, selecione a célula onde deseja ver o resultado da multiplicação e escreva a fórmula, substituindo onde se lê "Célula1" e "Célula2" pelas células cujo valor você deseja multiplicar.

Como multiplicar no Excel

Você também pode multiplicar utilizando a fórmula Célula1=MULT(Célula2: Célula3). Nesse caso, o resultado da multiplicação estará em " Célula1" (que você deve trocar pela letra e número da célula onde deseja ver o resultado). Caso você adicione mais de duas células, o Excel sempre multiplicará o resultado das duas primeiras células pelo da terceira. E assim sucessivamente.

Como multiplicar no Excel

Como fazer divisão no Excel

A divisão é a operação mais simples que você pode fazer utilizando o programa da Microsoft. Para isso, selecione a célula onde quer ver o resultado e escreva a fórmula = Célula1/Célula2.

Como fazer divisão no Excel

Assim como na soma e na subtração, substitua onde se lê "Célula1" e "Célula2" pelas células que deseja dividir. Por exemplo =A1/A2. Caso você selecione mais células (=A1/A2/A3) o programa vai dividir o resultado da primeira operação (A1/A2) pelo valor da terceira, ou seja, o resultado da divisão entre A1 e A2 dividido por A3.

Fazer as operações básicas no Excel auxilia muito a eficiência e agilidade para fazer suas atividades. Elas tornam as tabelas mais dinâmicas, uma vez que, a cada alteração de um valor, o resultado é atualizado.

Venha para a SOS!

Quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho? Então acesse nosso site e confira o curso de Excel da SOS ou cadastre-se e ganhe aulas experimentais de Excel para saber mais. Venha para a SOS, o seu caminho de sucesso para o mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

As operações básicas de matemática no Excel: soma, subtração, multiplicação e divisão
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu