BLOG

O que são frameworks? Para que servem?

O que são frameworks? Para que servem?
13 de agosto de 2019 • 09h36 • atualizada 13 de agosto de 2019

Os frameworks são parte do dia a dia dos profissionais que trabalham com desenvolvimento e, de maneira geral, constituem uma plataforma que permite reutilizar alguns códigos e otimizar algumas etapas da criação de um projeto. Nesse texto, você confere o que são os frameworks e de que maneira eles podem trazer vantagens e desvantagens para o seu dia a dia. Acompanhe. 

O que são frameworks?

Os frameworks são templates usados pelos desenvolvedores para criar os seus projetos e gerenciá-los de maneira mais ágil e prática. Eles funcionam como uma plataforma de desenvolvimento, e trazem uma série de ferramentas especiais, guias e outros componentes. Com diversos conceitos embutidos e códigos funcionais, o desenvolvedor só precisa preencher as lacunas e personalizar o código para adaptá-lo às necessidades do projeto que está sendo desenvolvido. 

Como resultado, é possível entregar um app estável e de alta qualidade, e também economizar tempo de trabalho, já que a plataforma não exige que um código seja escrito do zero. Além disso, as ferramentas são feitas de forma aberta e podem se adaptar a diversas situações com facilidade. 

Quando comparados a outras formas de modularização, os frameworks têm como diferencial a integração entre as suas funções. Enquanto as bibliotecas de classe são independentes, eles trazem relação de dependência entre todos os seus elementos. 

Qual framework deve ser utilizado?

Atualmente, é possível encontrar muitos modelos de frameworks. No entanto, ao escolher um para o seu projeto é fundamental pensar em quais são as necessidades da plataforma que você está desenvolvendo, e principalmente se o framework escolhido pode oferecer a você todos os itens e ferramentas de que precisa. Por isso, nós separamos alguns dos frameworks mais usados para ajudá-lo a encontrar o mais indicado para colocar as suas ideias em prática. Veja.

Flutter

Desenvolvido pela Google, essa ferramenta é interessante para quem deseja criar apps multiplataforma. Permite que as alterações aplicadas pelos times de desenvolvedores sejam vistas em tempo real, e ainda traz uma biblioteca com animações, widgets, entre outros. É gratuito e de código aberto, mas para usá-lo é necessário ter conhecimentos da linguagem Dart. 

Adobe Phonegap

O framework da Adobe é desenvolvido com enfoque em apps móveis em código aberto. É usado para desenvolver com HTML5, CSS e JavaScript. Outro destaque é que os apps gerados são híbridos; portanto, são aplicativos móveis nativos e web-based. Também permite adicionar novas funcionalidades à plataforma com a instalação de plug-ins.

Framework7

Gratuito e de código aberto, esse framework é considerado essencial para desenvolver apps híbridos ou plataformas web. Permite o desenvolvimento com as linguagens JavaScript, HTML e CCS de maneira clara e direta. Ainda permite a prototipagem de apps. 

Ionic

Também considerado um dos melhores frameworks disponíveis atualmente, o Ionic é gratuito e voltado para aplicações mobile. Permite criar projetos com as linguagens HTML, CSS3 e JavaScript, além do HTML5 para apps híbridos. 

Zend

Considerado um dos frameworks mais usados no mercado profissional, o Zend não é um framework simples, mas é muito indicado para projetos robustos. Criado em 2005, é uma plataforma focada em desenvolvimento web, orientada a objetos e implementada em PHP. 

Laravel

Versátil, é um dos frameworks PHP mais comuns entre os profissionais da área e possui capacidade para lidar com projetos robustos. Seu diferencial é a quantidade de tutoriais que ajudam os iniciantes a usar a plataforma. Os Laracasts também são interessantes, já que esses podcasts trazem explicações breves sobre particularidades da plataforma - e podem ajudar até os desenvolvedores mais experientes.

Os frameworks são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de aplicações para mobile ou web, e podem facilitar muito a conclusão dos seus projetos. No entanto, esteja atento! É essencial ser cuidadoso na escolha do framework e certificar-se de que ele oferece todas as ferramentas ideais para dar vida às suas ideias! 

Se você curte desenvolvimento, leia também:

O que é linguagem de programação de alto nível e de baixo nível?

O que os 7 melhores aplicativos de 2019 têm de bom?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que são frameworks? Para que servem?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu