BLOG

O que é linguagem de programação de alto nível e de baixo nível?

O que é linguagem de programação de alto nível e de baixo nível?
09 de julho de 2019 • 13h15 • atualizada 09 de julho de 2019

Aprender a utilizar uma série de linguagens de programação é fundamental para quem pretende ingressar na carreira de tecnologia da informação. Nesse sentido, o programador precisa conhecer dois tipos diferentes de linguagens: as de alto e as de baixo nível. Para te deixar por dentro do assunto, nós separamos uma explicação sobre cada uma delas. Confira! 

Linguagem de programação de alto nível 

É uma linguagem cuja sintaxe - entenda “sintaxe” como o padrão de formação das frases de um idioma - está mais próxima da nossa linguagem que da do computador. Em outras palavras, é mais fácil entender os comandos, já que eles utilizam palavras como “print” ou “delete”. 

A linguagem de alto nível abstrai conceitos mais próprios dos processadores das máquinas, como instruções e registradores, colocando uma certa “capa” que se concentra mais na construção de comandos. Por isso, são mais simples de aprender para alguém que ainda não entende muito sobre as partes mais complexas dos computadores, já que é possível construir e projetar coisas mais facilmente.

São exemplos JavaScript, PHP, Python, C e C++. 

Linguagem de programação de baixo nível 

As linguagens de baixo nível são o contrário, ou seja, estão mais próximas da linguagem utilizada pelo computador e contam com comandos menos intuitivos para o nosso padrão de idioma. Elas estão relacionadas com a arquitetura da máquina e indicam comandos a serem realizado pelos processadores, o que pede um conhecimento maior desses temas. 

Esse tipo de linguagem é mais eficiente no sentido de aproveitar a arquitetura do computador, e funciona muito bem para situações em que se necessita de um processamento muito rápido. O principal exemplo é a Assembly, muito utilizada para microcontroladores. 

Quer aprender mais sobre a área de programação? Nós temos muitos outros conteúdos que vão te ajudar! Continue pelo nosso blog:

Quais linguagens de programação são usadas no mundo dos games?

As linguagens de programação mais requisitadas no mercado de trabalho

Que linguagem de programação é usada nas redes sociais?

Conheça a Go, linguagem de programação da Google

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que é linguagem de programação de alto nível e de baixo nível?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu