BLOG

Desenvolvimento iOS ou Android? Qual escolher?

Desenvolvimento iOS ou Android? Qual escolher?
03 de setembro de 2019 • 09h38 • atualizada 03 de setembro de 2019

Os sistemas iOS e Android são considerados os principais sistemas operacionais do mercado tech atual. Com diferentes funcionalidades e designs, ambos reúnem seus times de fãs. No entanto, quando o assunto é a escolha de um sistema operacional para o desenvolvimento de um novo app, é necessário cuidado e atenção à decisão! O iOS e o Android possuem diferenças e particularidades. Aqui você confere quais são os prós e os contras de cada um. Acompanhe.

Variedade de dispositivos e mercado consumidor 

Diferentemente do sistema iOS, presente apenas em dispositivos fabricados pela Apple, o sistema Android está em diversos modelos de smartphones e tablets produzidos por mais de um fabricante. Além disso, é o sistema operacional mais usado no mundo, sobretudo em países com índices de desenvolvimento mais modestos.

Por outro lado, o iOS é mais comum entre usuários que possuem maior renda. Além disso, o sistema desenvolvido pela Apple lidera o mercado de tablets e também ganha destaque entre os usuários que buscam a tecnologia para áreas empresariais. 

Hardware mais acessível

No Brasil, o volume de produção de aplicativos para Android é maior do que para o sistema iOS. Essa variação ocorre principalmente devido à maior acessibilidade aos hardwares que são usados para desenvolver aplicações do Android. 

Outro ponto positivo é que aplicações para o sistema Android podem ser desenvolvidas em máquinas com sistemas Windows, Linux e até Mac. Em contrapartida, é necessário ter acesso aos computadores com sistema da Apple e aos seus recursos próprios para desenvolver uma nova aplicação para os smartphones da marca. 

Licenciamento e controle de qualidade 

Uma questão importante que deve ser analisada envolve as diretrizes de cada sistema operacional para publicação de novos apps em suas lojas digitais. No caso da Apple Store, o desenvolvedor de um novo aplicativo deve pagar uma licença cujo valor é de 99 dólares para publicar o seu projeto. Esse valor deve ser renovado anualmente, criando um tipo de “assinatura” para o aplicativo se manter ativo na plataforma Apple. 

Já a Google Play Store - ambiente em que os apps Android estão disponíveis para download - exige apenas o pagamento de uma taxa fixa de 30 dólares para a publicação de um novo aplicativo. Sendo assim, o sistema Android oferece maior acessibilidade para os desenvolvedores, mas o preço baixo pode ocasionar a proliferação de apps copiados ou que são abandonados pelos desenvolvedores. 

Outro ponto diferente entre a Apple Store e a Google Play Store é o controle de qualidade. Antes de ser publicado na Apple Store, um aplicativo deve passar por um rígido processo de controle de qualidade, realizado pela própria Apple para garantir a segurança dos seus usuários. Dessa maneira, é essencial se certificar de que o projeto que você deseja publicar está rodando bem e não apresenta falhas de segurança antes de enviá-lo para a plataforma da Apple. 

Maior lucro e compras in-app

A Apple Store é conhecida por ser uma plataforma muito rentável para divulgar novos apps para o mercado. Por isso, é comum que os desenvolvedores publiquem os seus projetos primeiro na plataforma Apple e, após a aceitação do público, disponibilize-os para o sistema Android.

Nesse sentido, um ponto interessante que também deve ser observado antes de se desenvolver um aplicativo para esses sistemas operacionais envolve os modelos de receita mais usuais em cada um. Os apps para o sistema Android costumam ser suportados por publicidades. Por outro lado, os aplicativos desenvolvidos para sistema iOS têm maior taxa de compras in-app quando comparado àqueles que estão na Google Play Store.

Não é possível precisar qual é o sistema operacional mais interessante para desenvolver um app, já que iOS e Android têm suas características próprias. Entretanto, é muito importante conhecê-los para escolher o sistema que mais se adequa às propostas do seu projeto ou saber qual seria o mais indicado para o desenvolvimento da versão inicial para testes, e futuramente transformá-lo em um app multiplataforma.

Se você curte tecnologia e se interessa pelo desenvolvimento de novas aplicações, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

7 erros mais comuns na hora de criar um aplicativo

O que são frameworks? Para que servem?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Desenvolvimento iOS ou Android? Qual escolher?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu