BLOG

7 erros mais comuns na hora de criar um aplicativo

7 erros mais comuns na hora de criar um aplicativo
15 de agosto de 2019 • 11h14 • atualizada 15 de agosto de 2019

Uma das áreas mais dinâmicas no campo da tecnologia e que movimenta a economia em todo mundo é o mercado mobile com a produção e venda de aplicativos. Muitas funções já são realizadas via aplicativos, por isso muitas empresas e startups investem no trabalho de fazer aplicativos que sejam funcionais para as pessoas ou para a rotina da própria corporação. 

Com a vontade de aproveitar o bom momento para lançar apps, muitas empresas acabam não fazendo um bom trabalho, resultando em prejuízos e não oferecendo facilidades na palma da mão para os clientes. Para evitar dores de cabeça e imprevistos, reunimos os principais erros que devem ser evitados na hora de criar um aplicativo. Confira! 

Não investir na visibilidade 

Com a variedade do mercado, um erro que pode prejudicar a empresa é achar que o lançamento do aplicativo trará lucros sem esforço. Antes de trabalhar horas no aplicativo e investir dinheiro, conheça melhor o público que irá usá-lo. Assim você pode criar um diferencial com uma linha de mercado definida e com os problemas reportados pelos usuários sendo resolvidos de forma funcional, passando segurança para os seus clientes, já que muita coisa hoje em dia é feita pelos smartphones. 

Escolher a plataforma errada

Os fabricantes dos smartphones e aparelhos que recebem os aplicativos investem em atualizações regulares como forma de apresentar novos recursos ou proteger os dados dos usuários, o que justifica os preços cobrados. Porém, ao desenvolver seus aplicativos, nem todas as empresas acompanham as transformações; assim, modificam os aplicativos focando nas versões mais modernas dos sistemas, esquecendo dos clientes que não possuem aparelhos de gerações mais recentes. É importante a empresa atentar a esse ponto, pois não se perde apenas dinheiro, mas também o processo de fidelização do consumidor à marca, que irá procurar um melhor serviço em outras.

Não definir os objetivos do app 

Antes do desenvolvimento, defina quais são os objetivos e as soluções para que erros em funcionalidades não aconteçam e implementações prevaleçam. Ou seja, o resultado do produto deve ficar o mais próximo possível do planejado, mesmo com adaptações. Sabendo onde quer chegar, é mais fácil para a empresa escolher as ferramentas e metodologias, e definir as fases por que irão passar desde o começo do projeto. 

Não desenvolver o layout com cuidado

Sabemos que é importante garantir que o aplicativo seja funcional e satisfaça o público, mas não se pode esquecer de formatar o layout do ferramenta. Se você não der a atenção devida ao visual, o desenvolvimento do produto pode ser prejudicado, além de gerar reações negativas quando o produto já estiver pronto. Antes de iniciar as tarefas, converse com sua equipe de profissionais e reúna soluções para esses pontos que estejam dentro do alcance de todos.

Confundir o uso do app com o acesso à página da web

Um erro comum, principalmente em empresas menores, é desenvolver os aplicativos como se fossem versões reduzidas do site. Dessa maneira, o desenvolvedor não entrega uma boa experiência ao usuário; ao contrário, ele prejudica a experiência do usuário, pois os recursos que deveriam estar disponíveis ficam limitados, diferente dos que são existentes na página padronizada da web.

Deixar de avaliar as plataformas 

Ao apresentarem uma ideia de aplicativo, os desenvolvedores apresentam apenas vantagens para os sistemas iOS e Android. São levados em consideração pontos como a quantidade de usuários e a monetização, mas outros pontos devem ter atenção. Uma das plataformas pode ter um aplicativo melhor do que a outra, o que já é uma oportunidade vantajosa pela chance de oferecer uma opção melhorada do que já existe para um sistema, mas que falta no outro. 

A avaliação das plataformas é importante, pois elas apresentam versões antigas e muitos usuários com esses sistemas. Por isso, um ponto essencial no desenvolvimento do aplicativo é garantir um bom funcionamento em um grande número de dispositivos, sem levar em conta a versão do sistema.

Finalizar e, só aí, testar! 

Recomenda-se testar a ferramenta durante o desenvolvimento dela, para não encontrar erros difíceis de corrigir após meses de trabalho. Não é bom correr riscos de atraso na entrega final, por isso deve existir um planejamento e uma preocupação em realizar testes ao longo do processo!

Se você gosta de desenvolver aplicativos ou quer seguir essa carreira no futuro, fique atento aos erros mais comuns que mostramos aqui, assim você vai ter uma carreira de sucesso no mundo dos apps! Gosta de tecnologia e aplicativos? Veja outros posts no nosso blog:

Aplicativos para o mercado de trabalho

Conheça melhor a profissão de desenvolvedor de aplicativos

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
7 erros mais comuns na hora de criar um aplicativo
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu