NOTÍCIAS

Como se manter atualizado no mercado de trabalho

Como se manter atualizado no mercado de trabalho
12 de março de 2019 • 12h43 • atualizada 12 de março de 2019

O mercado de trabalho é um constante desafio! Além da responsabilidade e dedicação permanentes, o profissional contemporâneo precisa estar sempre pronto para dialogar com um universo profissional que está em constante mudança e expansão. Assim, manter-se atualizado e especializar-se em seu ramo de atuação se transformou em uma necessidade; afinal, profissionais ultrapassados podem facilmente ser substituídos. Mas para que você não fique para trás e esteja sempre bem informado, nós reunimos algumas dicas essenciais. Confira!

Especialize-se sempre

É natural que com a rotina de trabalho corrida, muitos profissionais deixem os novos projetos, atividades e momentos de estudos para depois. No entanto, é importante perceber que este é o exato propósito dos cursos de especialização: provocar um momento de reflexão e estudo para que, de volta ao seu cotidiano profissional, você seja capaz de pensar fora da caixa e tomar decisões criativas e conscientes. Dessa forma, qualificar-se é essencial, e investir em um curso de pós-graduação ou MBA na sua área de atuação pode ser um grande diferencial.

Há uma série de opções oferecidas por grandes organizações e instituições do país, e com um pouquinho de pesquisa, será possível encontrar um curso com a abordagem ideal para trazer uma nova carga de conteúdos para as suas vivências profissionais. É uma oportunidade apropriada para testar suas habilidades e até mesmo aprimorá-las! Mas é importante não se esquecer de procurar por opções de especializações que de fato tragam impacto para a sua performance profissional - e não sejam apenas mais itens no seu currículo.

Workshops e palestras são diferenciais

Além dos cursos de pós-graduação e extensão, que oferecem uma carga horária mais pesada, é possível encontrar a oportunidade de se atualizar em cursos livres oferecidos por uma grande gama de instituições de ensino, bem como palestras diversas, feiras profissionais e workshops de curta duração. Esse tipo de evento apresenta novos pontos de vista, pesquisas de mercado, cases de sucesso e outras muitas dicas que podem trazer novas oportunidades e abordagens para o seu cotidiano profissional.

Logo, vale a dedicação na procura de um evento que agrade você e possa também oferecer contribuições relevantes para o seu lado profissional - e também pessoal, caso seja possível. A oportunidade ainda permite refrescar as ideias e repensar a organização de projetos, colaborando para que a empresa na qual você trabalha conquiste melhores posicionamentos e resultados.

No caso das palestras e de conteúdos correlatos, é interessante procurar por conteúdos on-line, uma vez que é possível encontrar materiais gratuitos e de grande qualidade na web. É o caso das TED Talks, palestras internacionais que trazem os relatos de grandes CEOs e nomes do empreendedorismo mundial. Outra sugestão, principalmente direcionada para os profissionais com pouco tempo disponível em sua rotina diária, é a busca por cursos à distância, oferecidos pela internet. Há uma grande gama de sites que podem oferecer abordagens interessantes e ajudar a reforçar o currículo enquanto você não tira uma folguinha para frequentar um curso livre presencial, por exemplo.

Networking e redes sociais são fundamentais

Outro ponto extremamente interessante dos eventos e palestras nos leva ao próximo tópico: conhecer novos profissionais da sua área de atuação e suas opiniões e cases ajuda você a se manter atualizado e, de quebra, reforça o seu networking. Manter uma rede de contato saudável e contínua com os demais colegas é fundamental para garantir que eles irão sempre se lembrar de você - e, ocasionalmente, irão recomendá-lo ou convidá-lo para um novo projeto.

Aqui é válido ressaltar que a internet pode ser uma boa aliada novamente. Usar as redes sociais, principalmente o Linkedin, é uma oportunidade atrativa para se manter atualizado, acompanhar as últimas novidades do setor e conferir as opiniões ou pontos de vista de profissionais de renome. Logo, é possível utilizar a plataforma como um ambiente de aprendizado constante, separando algumas horinhas ao longo do dia para checar as novidades e, se possível, ainda contribuir com conteúdos e apontamentos que julgar relevantes.

Domine um novo idioma

Por fim, mas não menos importante, manter-se atualizado para o mercado de trabalho também envolve pegar firme nos estudos e continuar desenvolvendo seus conhecimentos. Nesse caso, é fundamental destacar o papel da língua inglesa, cujo domínio deixou de ser um diferencial entre os currículos para se transformar em um item imprescindível para todas as áreas do mercado de trabalho. Em um mundo cada vez mais globalizado e dinâmico, o inglês se transformou na língua dos negócios.

Dessa forma, se você ainda não tem um bom nível de conhecimento da língua, vale apostar em um bom curso de idiomas para aprendê-la com propriedade. E caso você já tenha bom domínio do idioma, não se engane! Não deixe de exercitar seus conhecimentos com aulas de conversação e manutenção, OK? Ainda, é significativo aproveitar para estudar outros idiomas além do inglês, priorizando aqueles que são mais úteis para a sua área de atuação.

Você gostou das nossas dicas? :) Manter-se atento às tendências de mercado e seguir estudando é uma oportunidade fundamental para aprimorar as suas habilidades, reforçar o currículo e abrir novas portas no universo profissional!

Se você curtiu esse texto, não deixe de conferir também:

Seu inglês é suficiente para o mercado de trabalho?

O que fazer para conquistar um emprego melhor em 2019

Como deixar suas apresentações do PowerPoint mais bonitas

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como se manter atualizado no mercado de trabalho
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu