BLOG

Como fazer um fluxo de caixa no Excel

Como fazer um fluxo de caixa no Excel
27 de setembro de 2018 • 15h41 • atualizada 27 de setembro de 2018

O Excel tem mil e uma utilidades. As inúmeras funções da ferramenta servem diariamente uma quantidade inimaginável de profissionais de todas as áreas. Um dos exemplos de uso são as planilhas de fluxo de caixa, ou seja, a fiscalização da entrada e saída de recursos financeiros de uma empresa.

É fundamental que as empresas possuam uma boa análise do caixa. Se a entrada de recursos é superior à saída, pode-se afirmar que o saldo é positivo, mas se acontecer o contrário, provavelmente houve alguns prejuízos para o negócio em questão durante o período. Vamos aprender como fazer isso no Excel!

Base de dados

Como toda função do Excel, é necessário ter primeiro uma base de dados. Para fazer um fluxo de caixa, é preciso criar uma planilha com as despesas e a entrada de dinheiro que a empresa possui, as datas e o saldo. Neste exemplo, iremos nos basear em um fluxo de caixa mensal, mas também é possível fazê-lo em outros períodos, de acordo com a necessidade de cada negócio. Veja:

Defina as casas decimais dos valores

Como um fluxo de caixa lida com valores, é interessante adaptar os números demonstrando-os como dinheiro, ou seja, arrumar as casas decimais. É um processo bem simples: basta selecionar as colunas que possuem os valores, clicar com o botão direito do mouse, escolher a opção “formatar células”, clicar em “números”, selecionar “separador de 1000” e por fim alterar o número de casas decimais para 2. Veja:

Conclua seu fluxo de caixa

Na coluna em que separamos o saldo, deveremos colocar a fórmula de soma: =SOMA(C14;D14) + E13. Dessa forma, somamos o crédito do dia em questão com o saldo do dia anterior.

A organização financeira de uma empresa é fundamental para seu sucesso. Como já dito anteriormente, é possível adaptar os fluxos de acordo com as necessidades de cada um. O Excel te ajuda a gerir projetos, organizar dados, estabelecer metas e ainda pode dar um empurrão para alcançar seus objetivos como profissional.

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como fazer um fluxo de caixa no Excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu