BLOG

Como criar uma planilha de metas no Excel

Como criar uma planilha de metas no Excel
13 de setembro de 2018 • 11h39 • atualizada 13 de setembro de 2018

As metas fazem parte não só da vida profissional e empresarial, mas também da pessoal. Estabelecer metas é uma maneira de incentivar o cumprimento dos objetivos necessários para um determinado resultado. Mesmo que possa parecer complicado organizar esse tipo de processo, existem alguns programas, como o Excel, que ajudam a estruturar metas e o progresso de seus resultados.

Já não é nenhum segredo que o Excel é uma ferramenta fundamental para o dia a dia de quem precisa lidar com dados e organizar planilhas. Hoje trouxemos dicas de como criar uma planilha de metas no Excel para facilitar ainda mais a sua rotina. Confira:

Crie o seu banco de dados

O primeiro passo para criar uma planilha de metas é providenciar uma banco de dados. Suponhamos que o cálculo seja sobre uma loja de roupas. Confira o exemplo:

 

Crie sua tabela de metas e resultados

O segundo passo para organizar as metas é criar uma outra tabela para que os valores ideais (metas) sejam analisados a partir do que já foi cumprido, ou seja, o que ainda falta para bater o esperado:

Lembrando que, por meio das fórmulas básicas, é possível facilitar ainda mais o processo. Dessa forma, todas as vezes que um valor for alterado na tabela da base de dados, automaticamente o resultado de quantos produtos faltam para cumprir a meta se modificam. Confira:

Nesse exemplo, o valor de vendas de vestidos pelo Gabriel era de 9 produtos e, consequentemente, faltava o total de 96 vestidos para bater a meta. Ao acrescentar mais 6 itens vendidos nesse segmento, o resultado que faltava diminuiu para 90.

Transformar a tabela em gráfico

Para que os valores possam ser identificados mais facilmente, visualmente falando, é possível transformar as tabelas em gráficos. Além de ajudar a distinguir os dados, é mais fácil de compará-los. Transformar planilhas em gráficos é bem simples: o primeiro passo é selecionar a tabela de metas, ir até o campo “inserir” e clicar em gráfico horizontal 2D. Confira:

Editar o gráfico

O Excel dá a opção de personalizar os gráficos como você achar melhor. É possível alterar as cores, o modo como os valores são expostos e algumas outras funções. É só selecionar o gráfico, clicar em “design” e fazer as alterações desejadas. Veja como é fácil:

As funções do Excel podem ajudar muito no processo de desenvolvimento, não só de metas, mas também para gerir projetos e até mesmo organizá-los em dashboards para elaborar uma boa apresentação.

Venha para a SOS!

Quer conquistar uma vaga no mercado de trabalho? Então acesse nosso site e confira o curso de Excel da SOS. Encontre a escola mais próxima de você e venha se profissionalizar na SOS.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como criar uma planilha de metas no Excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu