BLOG

O que colocar no portfólio profissional?

O que colocar no portfólio profissional?
26 de maio de 2020 • 15h26 • atualizada 26 de maio de 2020

Você está querendo montar um portfólio profissional, mas não sabe o que colocar nele? Neste texto você entenderá o que deve fazer parte do seu e o que não há necessidade de incluir. Confira!

Para que serve um portfólio profissional?

O portfólio profissional é uma maneira de uma pessoa expor os seus trabalhos já realizados no mercado. Ele pode ser um conjunto de arquivos digitais ou uma pasta física e deve conter os principais e mais importantes projetos realizados pelo profissional. É usado, com frequência, por pessoas que atuam nas áreas de comunicação, design, arquitetura e engenharia. 

O que colocar no portfólio profissional?

Quando for montar o seu portfólio, primeiramente escolha os trabalhos em que você realmente atuou, pois isso é fundamental para te dar credibilidade quando for apresentá-los a um possível empregador. Não ocupe espaço do seu portfólio com aqueles trabalhos em que você não teve uma atuação de destaque.

Os projetos que você selecionar devem ter relevância na sua carreira, seja pela importância ou pela qualidade. É fundamental que eles sejam os melhores e que estejam em boa resolução, para que se consiga analisar os detalhes.

Caso opte pelo portfólio impresso, invista em uma impressão de qualidade, em um papel resistente e que não prejudique a resolução. Já no formato digital, é preciso atentar ao tamanho do arquivo, pois fotos e projetos podem ser pesados e demorar para abrir no computador ou celular. Nesse caso, também é preciso tomar cuidado com a qualidade da resolução da imagem.

Não há a necessidade de se ter um portfólio muito extenso, pois você pode cansar a pessoa que o está analisando. Portanto, selecione aqueles trabalhos que mais se destacam.

Preste atenção

Ao montar o seu portfólio profissional, você não deve esquecer de colocar legenda em cada trabalho, com o ano em que foi produzido, o nome do cliente, o seu nome e do que se trata o projeto. Quando o trabalho apresentado for de autoria sua e de mais pessoas, coloque os respectivos nomes, afinal, todos tiveram contribuição para o resultado final, então merecem os devidos créditos.

O seu trabalho deve ser o centro das atenções, portanto evite colocar elementos que possam distrair o leitor, como cores de papel muito chamativas ou legendas em locais de difícil leitura. O portfólio deve ser o mais limpo e objetivo possível.

Os portfólios profissionais são importantes para mostrar a possíveis contratantes as suas habilidades e capacidades, além de servir como um complemento do seu currículo. Por isso, separe os seus melhores materiais e monte o seu com cuidado.

Quer ler mais dicas sobre mercado de trabalho? Confira o blog da SOS.

Como fazer networking on-line

A importância de continuar se profissionalizando neste momento

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que colocar no portfólio profissional?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu