BLOG

Como fazer networking on-line

Como fazer networking on-line
14 de maio de 2020 • 09h30 • atualizada 14 de maio de 2020

Profissionais que estão inseridos no mercado de trabalho ou que desejam conquistar uma vaga e se consolidar na sua profissão devem estar sempre conectado com outros profissionais, criando uma rede de contatos e parcerias que podem ser benéficas para os dois lados. O nome dessa atividade é networking, e, em uma sociedade cada vez mais tecnológica, é preciso saber fazê-la também on-line. Neste texto vamos te mostrar como. Confira!

O que você quer?

A primeira pergunta a se fazer é o que você deseja com essa conexão. Pense, por exemplo, que se o seu cargo atual é o de uma pessoa que está dando os primeiros passos na carreira; tentar fazer um contato profissional com o CEO de uma grande empresa pode não ser tão efetivo quanto fazer networking com um diretor ou com um gerente, por exemplo. Claro que pode dar certo e que você pode ter uma experiência valiosa com o CEO, mas essa pode ser uma cartada arriscada, considerando que esse tipo de relação deve ser uma via de mão dupla.

No seu perfil profissional, busque conectar-se com aquelas pessoas com quem você tem um pouco mais de facilidade em trocar experiências e que estão ao alcance das suas possibilidades no momento. 

LinkedIn

Hoje em dia, o LinkedIn é uma das principais plataformas profissionais que existem. Por meio dela, muitos recrutadores encontram pessoas com o perfil da empresa em que trabalham, fazem contatos e conhecem mais sobre o possível candidato. Por esses motivos, tenha um perfil atraente para esse público, atualize o seu perfil, compartilhe ideias relevantes para o mercado e interaja com os demais membros da sua rede. Ter um perfil ativo também é ótimo para que mais pessoas tenham conhecimento do seu trabalho e das suas ambições profissionais.

Faça conexões 

No ambiente virtual, é necessário que se corra atrás de fazer boas conexões com pessoas que se interessam pelo seu trabalho. Sendo assim, não tenha um perfil, no LinkedInpor exemplo, formado por pessoas que não tenham relação com a sua área de atuação ou que não agreguem algum valor a você. 

Converse com os seus contatos

A conversa é extremamente fundamental para o networking dar certo, portanto mantenha-se ativo e converse com as pessoas. Fale sobre temas profissionais e saiba o melhor momento de tocar em assuntos mais delicados referentes ao trabalho. No meio digital, essa conversa pode ser feita por mensagem, ligação telefônica, áudio ou ligações de vídeo e, para facilitar, existem diversos aplicativos que oferecem esses serviços.

O networking on-line é tão importante quanto o feito presencialmente, portanto não descarte o poder das relações cultivadas no meio digital.

Quer mais dicas de como se comportar no mercado de trabalho? Confira outros textos do blog da SOS.

Como tirar proveito do LinkedIn

CLT e PJ: quais são as diferenças?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Como fazer networking on-line
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu