NOTÍCIAS

Conheça os diferentes sistemas de cores: CMYK, RGB e Pantone

Conheça os diferentes sistemas de cores: CMYK, RGB e Pantone
21 de dezembro de 2018 • 16h31 • atualizada 27 de dezembro de 2018

O design é composto de diversos elementos, como arte, fonte, paleta de cores, entre outros aspectos fundamentais para dar a harmonia necessária. Antes de se entregar a esse mundo, é essencial saber lidar com as diferentes combinações de cores e, principalmente, seus sistemas. CMYK, RGB e Pantone podem gerar algumas dúvidas na hora de aplicá-los, mas nós podemos te ajudar a entendê-los melhor.

CMYK

O famoso CMYK é um sistema de cores utilizado no mundo gráfico, cuja sigla significa Cyan (Ciano), Magenta (Magenta), Yellow (Amarelo) e black (Preto). Esse sistema pode ser definido como cor-pigmento, que é utilizado para impressão em cores com tinta. A combinação dessas 4 cores permite que haja maior harmonia entre os tons presentes na impressão e, principalmente, ressaltar os aspectos coloridos através da diminuição da luminosidade do fundo branco.

O preto é fundamental, pois a partir dele é possível definir os detalhes de uma imagem impressa. Há alguns boatos de que é representado pela letra “K” na sigla, por significar a cor chave do sistema, key em inglês.

RGB

Enquanto o CMYK é fortemente utilizado no mundo da impressão, o sistema de cores RGB é utilizado em monitores e peças digitais. Representado pelas cores red (vermelho), green (verde) e blue (azul), ele baseia-se no método de cores utilizado em telas digitais.

O RGB é feito para lidar com as diferenças de claridade que podem ocorrer ao olhar uma peça digital, sendo conhecido como um sistema cor-luz. Esse sistema consegue atingir as cores primárias e seus respectivos tons a partir de suas sobreposições. Ao realizar qualquer tipo de peça que seja exibido no meio digital, deve-se obrigatoriamente utilizar o sistema RGB.

Pantone

A Pantone é uma empresa americana detentora de uma enorme paleta de cores. Dentro do design, a Pantone é extremamente conhecida, sendo considerada um dos principais focos de cor desse mundo. Diferentemente dos outros sistemas, esse possui cores exclusivas, as quais só podem ser utilizadas mediante autorização e compra dos tons.

A cartela de cores é separada em números, sendo que para impressão, possuem tonéis de tintas específicos. Diversos segmentos da indústria gráfica o utilizam, por exemplo, a indústria têxtil, de impressão em plásticos, entre outras. Além disso, é um sistema que produz cores exclusivas, não podendo ser comparadas às de nenhum outro sistema. Diversas marcas apostam suas identidades visuais na confiança de tons Pantone.

É essencial que os designers estejam atentos às colocações ideais dos sistemas de cores para utilizá-los. O tom de uma peça pode influenciar diretamente o objetivo que havia sido estabelecido para tal.

Gostou desse post? Veja outros que podem te interessar:

5 designers que fizeram história

A psicologia das cores e como ela é importante na comunicação visual.

7 dicas que vão te ajudar se você trabalha com design gráfico

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Conheça os diferentes sistemas de cores: CMYK, RGB e Pantone
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu