BLOG

7 dicas que vão lhe ajudar se você trabalha com design gráfico

7 dicas que vão lhe ajudar se você trabalha com design gráfico
24 de abril de 2018 • 11h13 • atualizada 24 de abril de 2018

O mercado do design é um mundo complexo , povoado por diferentes estilos de trabalho e fontes de conhecimento. Para ser um grande profissional da área, é necessário estudar muito e ter referências gerais sobre vários assuntos. Para auxiliar nessa caminhada, separamos alguns hábitos para você adotar e começar sua jornada para ser um designer de sucesso.

Expanda suas referências

Quando você está criando algo, você utiliza suas inspirações, produções que você já viu e que constituem o seu repertório como profissional. Para expandir esse background, esteja constantemente buscando por referências por meio das mais variadas fontes, como o cinema, a pintura e a fotografia, por exemplo. Não se prenda apenas às imagens: a literatura também é uma grande aliada para ampliar seus conhecimentos e te dar modelos diferentes para auxiliar no momento de trabalho.

Visite museus e exposições de arte

A experiência de ver obras de arte pessoalmente é bem diferente de vê-las por meio de livros ou da internet, principalmente porque permite perceber os detalhes e sentir as reflexões que elas buscam passar. Essas sensações são importantes para a sua formação, afinal, o design também é uma forma de arte e você precisa treinar a sua percepção enquanto artista.

Procure frequentar museus e galerias. Não precisa ser necessariamente algo erudito ou distante, pode ser uma pequena exposição de um fotógrafo da sua cidade, por exemplo. O importante é estar sempre em contato com esse mundo.

Aceite as críticas

Quando criamos algo, é comum nos sentirmos presos afetivamente à criação e sentir uma certa resistência a ouvir críticas. Não deixe que isso aconteça! Vá atrás de um retorno e ouça opiniões sobre o seu trabalho, até os comentários negativos. Nunca leve as sugestões para o lado pessoal, tente enxergar como uma oportunidade de aprender e crescer profissionalmente.

Conecte-se com outros designers

As redes sociais estão aí para ajudar a unir pessoas com interesses semelhantes e você deve aproveitar isso. Entre em contato com grupos e fóruns de design e crie suas conexões. Nesses locais, você terá um rico espaço de interação com outros profissionais da área, o que irá permitir um grande compartilhamento de conhecimento, experiências e dicas.

Atualize-se sempre

O mundo do design está constantemente se reinventando e criando novas tendências, o que demanda o esforço de correr atrás das novidades para não ficar para atrás. Esteja atento aos principais movimentos artísticos da época, às novas técnicas e às atualizações dos softwares de criação e edição. Com isso, você estará por dentro do mundo artístico e sempre terá aparatos para criar os produtos mais modernos e atualizados com o mercado.

Participe de workshops e faça cursos

Os estudos do design são muito amplos, apresentando diversas teorias, movimentos e expressões distintas. Por isso, procure diversificar os seus conhecimentos na área fazendo cursos e participando de feiras, encontros ou workshops que tragam as novidades e as tendências da sua profissão. Esses eventos são ótimos espaços para aumentar o conhecimento e incrementar o seu networking, ao conhecer outros profissionais que também trabalham com isso.

Pratique

Quanto mais você treina, mais você trabalha suas habilidades e melhora os seus conhecimentos. Isso não quer dizer que você precisa estar trabalhando todo o tempo, mas que procure também utilizar o design como um hobby, utilizando os momentos de lazer para fazer criações que te relaxem e sejam divertidas.

O mercado do design está em expansão e recheado de oportunidades! Por isso é importante que você se prepare da melhor maneira possível e esteja sempre atento ao que acontece na área. Separamos mais alguns conteúdos que podem te interessar:

Sites que todo designer deveria visitar

Como criar um gif no Photoshop

Dicas para um ótimo currículo de designer

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
7 dicas que vão lhe ajudar se você trabalha com design gráfico
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu