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7 livros que todo designer gráfico deve ler

7 livros que todo designer gráfico deve ler
04 de abril de 2019 • 11h46 • atualizada 04 de abril de 2019

Manter-se atualizado sobre as tendências e novidades do mundo do design não é tarefa fácil! Com inúmeras novas ideias a cada instante, os designers precisam acompanhar sempre um turbilhão de  projetos ao redor do mundo, qualquer que seja a sua área de atuação. No entanto, ainda existem algumas fontes de conhecimento que trazem ensinamentos muito valiosos e que não podem ser ignorados.

É o caso dos livros de design, obras que permitem que o profissional dialogue e conheça um pouquinho mais sobre a atuação de nomes consagrados no ramo. Aqui nós listamos sete títulos que devem ter destaque na sua prateleira - e podem até dar uma forcinha quando você não souber qual caminho seguir com o seu projeto. Confira!

História do Design Gráfico, Philip B. Meggs

Perfeito para quem quer conhecer a fundo a tradição da sua profissão, a obra História do Design Gráfico traz um apanhado de todo o desenvolvimento dessa área, envolvendo processos históricos, termos importantes, grandes projetos da área, figuras consagradas e até mesmo algumas curiosidades. Ricamente ilustrado, o livro é considerado um tipo de “bíblia” do design e narra desde a invenção da escrita até as artes gráficas digitais, no início do século XXI.

Princípios Universais do Design, William Lidwell

O livro Princípios Universais do Design trabalha uma visão bem abrangente do design, abordando mais de 125 fundamentos da área de maneira extremamente simples, e permitindo também que o leitor descubra - ou recorde - a interdisciplinaridade de alguns conceitos. A cada página, Lidwell explica a aplicação de um princípio específico, e nesse sentido o livro pode ser uma ótima opção para ter sempre por perto e ser usado quando bate aquela dúvida!

O Livro e o Designer II, Andrew Haslam

Já para os designers gráficos interessados pelo campo do design editorial, a obra O Livro e o Designer II é uma ótima leitura! No texto, Haslam explica tudo aquilo que é necessário saber para criar e produzir um livro, desde o processo de planejamento até as questões intrínsecas à impressão e à pós-produção. Pode ser um ótimo guia para quem ainda dá os primeiros passos e diagrama o seu primeiro livro, mas também pode ajudar profissionais com experiência na área que desejam rever fundamentos importantes.

Os Elementos do Estilo Tipográfico, Robert Bringhurst

Considerado um dos maiores nomes da tipografia no mundo, Bringhurst traz em seu livro Os Elementos do Estilo Tipográfico tudo aquilo que um bom designer precisa saber sobre tipos, como projetá-los e suas inúmeras particularidades. Em tom leve, a obra aborda como compor uma página de maneira apropriada e como transformar os caracteres em seus aliados. Ainda, o autor reúne diversas análises e exemplos, e ao final traz também anexos que podem ser interessantes na hora de projetar um livro ou uma peça publicitária.

A Psicologia das Cores, Eva Heller

Também fundamental para todos os designers - iniciantes ou não -, a obra A Psicologia das Cores explora como as cores são interpretadas no âmbito psicológico com inúmeras pesquisas sobre o tema. No livro, Heller apresenta cada cor em um capítulo individual, indo muito além da diversidade de tons. A autora explica a simbologia e os diversos significados, e o leitor ainda pode conferir os estudos e alguns exemplos de impressões e trabalhos publicados com cada tonalidade.

O Design do Dia a Dia, David Norman

Norman é um profissional um pouquinho diferente dos demais autores dessa lista; afinal, ele é especialista em ciências da computação e ministra aulas na área de ciência cognitiva. Mas não se deixe enganar por seu currículo! Em O Design do Dia a Dia, o autor nos faz parar um instante e pensar no design de todos os objetos e interfaces que usamos em nosso cotidiano. Bacana, né? Os conhecimentos e pontos explorados na obra podem ser usados na diagramação de um projeto gráfico ou mesmo no desenvolvimento de uma interface digital que se  preocupa com as necessidades do usuário.

Design Is Storytelling, Ellen Lupton

Por fim, nossa última sugestão é uma ótima oportunidade para desenvolver a sua criatividade! EmDesign Is Storytelling, Lupton traz uma abordagem divertida para os estudantes e profissionais da área que desejam moldar o comportamento dos seus leitores e usuários, envolvendo-os. Com uma série de exemplos e situações ilustradas, o livro traz fundamentos de semiótica, narratologia, ciência cognitiva e até mesmo crítica literária. Assim, o designer aprende a aliar a narração ao pensamento visual!

E aí, já sabe por qual livro vai começar? É muito interessante acompanhar as ideias e pensamentos de todos esses autores, uma vez que eles podem trazer grandes contribuições para os seus projetos e novos insights!

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