BLOG

Conheça os influenciadores digitais do Youtube

Conheça os influenciadores digitais do Youtube
09 de março de 2017 • 14h42 • atualizada 09 de março de 2017

Você provavelmente já ouviu falar do sucesso dos canais do YouTube, não é? A presença constante da internet no nosso dia a dia mudou a forma como as pessoas consomem conteúdo, e os canais tornaram-se um meio de entretenimento cada vez mais popular por disponibilizarem uma enorme variedade de assuntos à qualquer um que tiver acesso à web.

As personalidades que comandam esses canais, os Youtubers, são um novo tipo de celebridade que não só dividem as próprias experiências e opiniões com os seus seguidores, mas também passaram a influenciar o seu comportamento e consumo. E assim, esse tipo de profissional passou a ser classificado os últimos anos como “influenciador digital”, ao lado de blogueiros e outros profissionais da internet com potencial de moldar os hábitos da audiência. Quer saber como funciona essa influência no conteúdo do Youtuber? Confira todos os detalhes que a SOS separou para você.

O QUE É UM INFLUENCIADOR

Influenciadores digitais são criadores de conteúdo on-line que reúnem uma enorme quantidade de seguidores e acabam moldando os hábitos de consumo do seu público. A principal plataforma que torna esse tipo de conteúdo acessível é o YouTube, que conta com diversos canais comandados pelas mais diferentes personalidades e tipos de assunto discutidos.

A relação dos Youtubers com a própria audiência é bastante particular: a proximidade do diálogo entre as duas partes é completamente diferente do que seria uma relação de celebridade de televisão ou cinema com os seus fãs.

A produção de vídeos é feita normalmente em casa, e as informações trazidas no canal envolvem experiências pessoais do Youtuber, atraindo pessoas com uma vivência e interesses similares aos dele. Assim, os seus seguidores têm “acesso garantido” ao estilo de vida apresentado em seus vídeos, seus hábitos e suas preferências, o que faz com que cada parte de sua rotina tenha o potencial de influenciar o comportamento e o consumo desse público.

POR QUE OS INFLUENCIADORES SÃO INTERESSANTES PARA O MERCADO

Quanto maior for a relevância de um Youtuber no meio digital, ou seja, quanto maior o número de pessoas consumindo o seu conteúdo, maior é o seu potencial de influência sobre a audiência. Dessa forma, diversas marcas passaram a utilizar o nicho dos seguidores de canais do Youtube para divulgar produtos que tenham alguma afinidade com o conteúdo produzido pelo Youtuber, agregando-os ao seu estilo de vida.

A relevância do canal é “emprestada” para a marca, que passa a ter acesso a um público específico com provável interesse no produto que está sendo divulgado. A proximidade da audiência com o Youtuber é extremamente benéfica para essa divulgação, por garantir que o espectador receba uma recomendação de produto de alguém que confia além de permitir que ele veja a sua aplicabilidade no dia a dia, em um formato bastante diferente de um comercial de televisão ou um anúncio de revista.

COMO OS INFLUENCIADORES TRABALHAM

Ao produzir um conteúdo patrocinado pelo seu canal, o Youtuber normalmente indica que aquilo se trata de uma ação comercial, mas coloca o produto como parte de seu conteúdo usual. Se o canal for sobre maquiagem, por exemplo, e uma marca estiver patrocinando um vídeo, seus produtos serão utilizados para maquiar como qualquer outro que já foi apresentado no canal, mas com destaque maior à marca e aos benefícios de usar aquele produto.

Dessa forma, além de ver alguém que a inspira usando o produto, a audiência já tem um contato direto com o seu uso “real” e “ao vivo”, e não da forma distante como seria apresentado em um comercial de televisão, por exemplo.

QUEM SÃO OS INFLUENCIADORES NO BRASIL

A produção de conteúdo para o YouTube não para de crescer no Brasil, e já são 24 Youtubers brasileiros na lista dos 100 canais mais influentes do mundo, segundo a Snack Intelligence/Tubular Labs. Já temos diversos representantes de uma “carreira de sucesso” como Youtuber, e hoje são eles as maiores referências das gerações que crescem com a internet.

Desde tutoriais de maquiagem e gameplays à paródias de músicas pop e cenas de comédia, existe uma enorme variedade de conteúdo produzido em canais brasileiros. Confira algumas das personalidades nacionais mais conhecidas da plataforma:

Camila Coelho

A maquiadora e fashionista Camila Coelho começou o seu canal no YouTube em 2010, enquanto ainda trabalhava como vendedora em um balcão da Dior em Boston, nos Estados Unidos. Ela passou a publicar tutoriais de maquiagem no YouTube e rapidamente foi abordada por diferentes marcas para teste e divulgação de produtos no canal. Hoje, Camila já estampou a capa de diversas revistas de moda e ocupa a primeira fileira dos desfiles das maiores marcas do mundo na semana de moda de Paris.

Whindersson Nunes

O piauiense Whindersson Nunes, de 21 anos, aparece em segundo lugar no ranking dos canais mais influentes. Ele produz vídeos de comédia para os seus mais de 17 milhões de inscritos, gravados por ele próprio com a uma câmera GoPro. Whindersson já participou de campanhas de diversas marcas brasileiras, com destaque para a “Eu não bebo milkfake” feito para a rede de fast-food Bob’s, em que o vídeo publicitário foi feito no modelo cômico usado por ele em seu canal para promover um produto da marca.

Jout Jout

A Youtuber Julia Tolezano apresenta-se como Jout Jout. Ela tem 26 anos e é de Niterói, no Rio de Janeiro, e já passa das 97 milhões de visualizações em seu canal. O conteúdo produzido por Jout Jout é bastante ligado às suas experiências pessoais, dividindo em cada vídeo as suas opiniões e comentários divertidos sobre situações cotidianas. Com quase três anos de canal, ela já participou de palestras TED e é referência em debates sobre questões de gênero em todo o país. Jout Jout também já apresentou parcerias com empresas como Airbnb, mostrando os lugares em que se hospedou em cidades brasileiras e internacionais como parte do conteúdo de seus vídeos.

Kéfera Buchmann

Kéfera é atriz e está no YouTube desde 2010 com o seu canal 5inco Minutos, em que produz conteúdos de comédia a partir de situações do dia a dia. Ela já conta com mais de 10 milhões de inscritos, e sua carreira na internet já garantiu uma peça de teatro com ingressos esgotados em todo país e o papel de protagonista em um filme, o “É Fada”, que estreou em outubro do ano passado. Kéfera apresenta merchandising de diversos produtos em seu canal, sempre ligados aos assuntos discutidos por ela nos vídeos. Já foram promovidos, por exemplo, uma marca de bolinhos de chocolate, em um vídeo sobre TPM, e cursos de inglês de uma rede nacional de escolas, em um vídeo sobre a sua experiência como professora.

RezendeEvil

O canal RezendeEvil é comandado pelo paraense Pedro Afonso e já ultrapassou os 10 milhões de inscritos. O foco dos vídeos produzidos por Pedro são suas produções no jogo Minecraft, que é basicamente um jogo de construção de blocos. Ele também publica alguns vlogs sobre a sua vida pessoal e fazendo pegadinhas com os amigos. O RezendeEvil completou 5 anos esse ano e Pedro já tem dois livros publicados sobre o canal, “Dois Mundos, Um Herói” e “De Volta ao Jogo”.

MAS COMO SER UM YOUTUBER DE SUCESSO?

Já pensou em fazer do seu hobby uma profissão? Que tal aprender a compartilhar suas ideias, editar vídeos e traçar estratégias para dar destaque ao seu trabalho nas principais redes sociais do momento? Agora é a sua chance!

A SOS criou o Curso de Youtuber especialmente para você que quer se capacitar e empreender no mundo digital. Aprenda de forma prática os passos iniciais de um profissional das mídias digitais trabalhando com o seu próprio canal, conquistando seguidores e alcançando a fama e o sucesso que sempre quis!

Você aprenderá a dar um acabamento profissional aos seus vídeos, utilizando programas e ferramentas usadas por profissionais da área, assimilando aos conceitos de marketing digital. Você também vai aprender sobre o que é ser um Youtuber, como criar um canal, quais ferramentas a plataforma oferece, além de realizar uploads de vídeos, gerar engajamento e analisar dados do canal. Não perca essa chance e comece já!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Conheça os influenciadores digitais do Youtube
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu