BLOG

Quais os equipamentos necessários para gravar vídeos para a internet?

Quais os equipamentos necessários para gravar vídeos para a internet?
04 de dezembro de 2019 • 09h25 • atualizada 04 de dezembro de 2019

Nos últimos anos, acompanhamos o surgimento de um novo nicho de mercado, que movimenta bastante dinheiro e está em constante evolução. Hoje em dia existem muitas pessoas que produzem vídeos e conteúdos para a internet, porém num mercado concorrido como esse, é preciso se destacar e fidelizar seus seguidores. Por isso, produzir conteúdo de qualidade é fundamental! Para conseguir desenvolver um bom produto, é necessário que se tenha bons equipamentos, e neste texto vamos te mostrar quais você precisa ter na hora de gravar vídeos para a internet.

Câmera

Você vai trabalhar com imagem, então ter uma boa câmera é fundamental. Pense nos tipos de vídeos que vai produzir para escolher a câmera ideal! Se o seu foco é gravar em ambientes externos, talvez as câmeras menores sejam melhores para dar mais agilidade e praticidade na hora das gravações. Em alguns casos, até as câmeras dos celulares são o suficiente. 

As câmeras convencionais são indicadas para quem deseja uma qualidade de imagem impecável, para isso procure no mercado aquelas que oferecem melhores resoluções e boa qualidade de foco e zoom.

Microfone

Outro equipamento muito importante para manter a qualidade dos seus vídeos é o microfone. A não utilização deles pode gerar ruídos indesejáveis no seu produto final. 

Os microfones externos são boas opções, já que podem ser acoplados às câmeras profissionais e semiprofissionais. Existem também os microfones de lapela, que ficam presos na roupa de quem está sendo filmado e captam o áudio de maneira direcional.

Alguns youtubers conseguem gravar o áudio utilizando o gravador do próprio celular, e durante a edição, o áudio e a imagem são sincronizados. Essa é uma boa alternativa para quem está começando e ainda não consegue investir em equipamentos mais caros.

Iluminação

A iluminação também merece atenção especial quando se pensa no roteiro do seu vídeo. Gravar de dia é o ideal para aproveitar a luz natural, mas caso isso não seja possível, existem alguns equipamentos que podem te ajudar a deixar o ambiente bem iluminado.

O iluminador é um aparelho que fica preso num pedestal e serve para iluminar o ambiente. Geralmente é colocado atrás da câmera, para poder jogar luz no rosto de quem está sendo filmado. 

Para evitar as sombras, muitas pessoas utilizam os rebatedores, equipamentos que servem para direcionar a luz aos lugares em que há sombra. Eles têm cores diferentes, que servem para rebater um tipo específico de luz, como a do sol e as artificiais.

Tripé

Pode parecer o item menos relevante desta lista, mas não se engane! O tripé é utilizado para dar estabilizar a imagem, ou seja, evita que a ela fique tremida e instável. Os modelos mais comuns são os que comportam câmeras semiprofissionais e profissionais, mas você também encontra alguns que acomodam celulares.

Esses equipamentos são essenciais para criar um conteúdo de vídeo adequado e de qualidade. Confira em nosso blog outros textos sobre esse tema.

Quais são os passos para criar um canal de sucesso no YouTube?

Sempre quis ser um youtuber de sucesso? Agora com a SOS você pode!

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Quais os equipamentos necessários para gravar vídeos para a internet?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu