BLOG

As maiores rivalidades no mundo da tecnologia

As maiores rivalidades no mundo da tecnologia
20 de abril de 2018 • 09h56 • atualizada 20 de abril de 2018

Após Mark Zuckerberg, o dono do Facebook, ser intimado pelo Senado dos Estados Unidos a prestar depoimento sobre as atividades da rede social em relação à coleta de dados de seus usuários, os gigantes da tecnologia têm chamado a atenção.

Essas grandes empresas, que dominam mercados gigantescos pelo mundo, acabam se envolvendo em algumas rivalidades proporcionais ao seu legado. Para você ter uma ideia de tudo que acontece nesse universo, a SOS listou algumas das maiores concorrências do mundo da tecnologia!

Apple e Microsoft

No início de suas empresas, Steve Jobs e Bill Gates tinham uma relação tranquila e até se ajudaram muito profissionalmente. O problema começou em 1988, quando a Apple processou a Microsoft por quebra de patente, alegando que eles haviam copiado a interface gráfica do MAC. Foram 6 anos de desavenças na justiça, e no fim, a Apple foi derrotada. Durante anos, a relação entre os dois continuou complicada, mas com o passar do tempo, eles conseguiram manter um relacionamento saudável até a morte de Jobs, em 2011.

Apple e Samsung

As duas empresas coexistiram em paz no mercado mobile por pouco tempo. Em 2008, a Samsung lançou um celular com o slogan apple eater, que em português seria “o comedor de maçã”, ou de acordo com o trocadilho, “o comedor de apple”.

Algum tempo depois, com o lançamento do Galaxy SII e do Galaxy Tab, a Apple entrou na justiça alegando quebra de patentes por parte da Samsung. No fim, a justiça entendeu que o crime realmente aconteceu, e a Samsung foi multada em 1 bilhão de dólares.

iOS e Android

Você já deve ter percebido que a Apple gosta de se envolver em disputas, não é? Talvez a mais conhecida seja a rivalidade entre iOS e Android. E essa briga vem desde o lançamento do sistema. Isso porque, segundo Steve Jobs, ele era uma cópia do iOS, e jurou destruir o rival mesmo que, para isso, precisasse gastar os 40 bilhões de dólares que a Apple tinha em conta na época. Isso nunca aconteceu, mas a rivalidade continua, e até os usuários dos sistemas defendem acirradamente o seu favorito.

Google e Amazon

A Google leva muito a sério as condições e termos de serviço. Depois de uma violação da Amazon, a Google decidiu interromper o funcionamento do aplicativo Youtube no Amazon Echo Show, um dispositivo da Amazon que é como um auxiliar pessoal. Com isso, os produtos da Nest e outros relacionados à Google pararam de ser comercializados na plataforma. A disputa entre as empresas continua, e nós estamos atentos para descobrir o desfecho!

Instagram e Snapchat

A rivalidade começou em 2013, quando o proprietário do Instagram Mark Zuckerberg fez uma proposta de 3 bilhões de dólares pelo Snapchat e ela foi recusada. Com isso, Mark começou a investir no engajamento do público jovem e comprou a MSQRD, empresa que desenvolve filtros para fotografias.

Assim, os usuários do Instagram logo perceberam a aproximação do aplicativo com o Snapchat por meio de uma novidade: os Stories. A partir disso, os dois começaram a lançar atualizações semelhantes e estão cada vez mais parecidos.

Você já sabia dessas rivalidades do mundo da tecnologia? Com a conquista de grandes mercados, é muito difícil não se envolver em conflitos. Mas não é só de disputas que vive o mundo da tecnologia: tem muita coisa interessante acontecendo! Quer saber mais sobre o assunto? Veja aqui 5 podcasts para você aprender mais sobre tecnologia!

Venha para a SOS!

Se você quer aprender muito e saber tudo sobre tecnologia e até outros assuntos, a SOS tem vários cursos feitos para você. Cadastre-se e receba um desconto especial!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
As maiores rivalidades no mundo da tecnologia
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu