BLOG

6 ferramentas que todo designer gráfico precisa conhecer

6 ferramentas que todo designer gráfico precisa conhecer
03 de outubro de 2018 • 10h35 • atualizada 03 de outubro de 2018

O trabalho de um designer requer não só criatividade, mas também ferramentas que possam auxiliá-lo nos projetos. O profissional de design gráfico precisa estar sempre atento às transformações que ocorrem no mercado e, consequentemente, a como utilizar os instrumentos do trabalho para facilitar e manter a qualidade do processo.

Adobe Photoshop

Um dos programas mais conhecidos para edição de imagem não pode ficar fora da lista. É importante ressaltar que existem diversos outros editores tão bons quanto, mas o pacote Adobe possui grande visibilidade no mercado, tornando essencial o conhecimento nessa ferramenta. O Photoshop é utilizado para edição e tratamento de imagens, elaboração layouts e realização de montagens, além de possuir funções simplificadas de edição vetorial.

Adobe Illustrator

Assim como o Photoshop, o Illustrator possui grande peso no mercado de design, sendo fundamental saber utilizá-lo. Essa ferramenta é comumente usada para lidar com imagens vetoriais, já que possui maior precisão para a renderização, o que ajuda a não perder a qualidade da imagem mesmo em grandes escalas. Além disso, é uma excelente ferramenta para desenvolver layouts.

After Effect

Também parte do pacote da Creative Cloud da Adobe, o After Effects é um dos queridinhos do mundo do design gráfico. Essa ferramenta auxilia na criação de elementos animados, uma das grandes tendências atuais.

Color Scheme Designer

É indiscutível a relevância dos softwares e programas que os designers utilizam, mas tão importante quanto isso, é saber escolher uma boa paleta de cores para trabalhar em cada um dos projetos. O Color Scheme Designer mostra não só paletas simples, mas também permite que o profissional possa ter contato com as tríades, cores complementares e algumas outras funções muito úteis. A plataforma é gratuita, necessitando apenas de um aparelho conectado à internet.

What the Font

Assim como as cores certas, as fontes podem fazer toda a diferença em um projeto. A combinação entre arte, cor e fonte precisa ser impecável para que um trabalho possa ser apresentado da melhor forma possível. What the Font é uma página que também possui aplicativos em versão mobile, o que permite aos seus usuários fazer o upload de imagens que contenham fontes interessantes. O site apresenta uma série de fontes parecidas, ou até mesmo a fonte desejada para utilizar no projeto em questão.  

Asana

De nada adianta possuir ótimas ferramentas para realizar um bom projeto se não houver organização para cumprir prazos e determinar etapas. O Asana ajuda os designers a otimizar os processos de criação e entrega, e permite até a inclusão de uma equipe, essencial para quem trabalha com um time criativo.

Apesar de haver inúmeras ferramentas diferentes, é importante saber dar relevância para as mais reconhecidas nessa área de atuação. O conhecimento de instrumentos compatíveis com o que o mercado de trabalho espera é fundamental para se sobressair como profissional. Confira algumas dicas sobre o design gráfico que podem te ajudar a lidar com os desafios da profissão.

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
6 ferramentas que todo designer gráfico precisa conhecer
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu