BLOG

O que faz um Product Owner?

O que faz um Product Owner?
22 de outubro de 2019 • 09h22 • atualizada 22 de outubro de 2019

Desenvolver um produto ou projeto exige uma série de etapas e muita atenção. Passar para a prática uma ideia pode gerar falhas, caso o processo não seja comandado por uma pessoa capacitada e atenta a cada detalhe. A pessoa responsável pela fiscalização dos projetos é chamada de Product Owner (PO). Saiba quais as funções para se tornar um.

O que é um PO?

Ao pensar em um novo produto, muitas ideias aparecem, mas nem todas são viáveis e merecem ser priorizadas. Por isso, é preciso que alguém entenda as reais necessidades que envolvem a produção. O responsável por esta análise é o Product Owner.

O que faz?

Ele deve conhecer bem o mercado, ter um bom relacionamento com todos os setores de produção e ter conhecimento técnico, uma vez que vai coordenar o desenvolvimento do projeto. 

O Product Owner precisa planejar todo o processo de produção e orientar a função de cada membro da equipe de desenvolvedores e designers. Este planejamento e orientação é chamado de backlog e deve ser sempre atualizado depois de análises de mercado e avanço no desenvolvimento.

Em grandes projetos, pode haver mais de um Product Owner. Eles dividem as funções e comandam as diferentes áreas de criação do produto.

Habilidades

Como vimos, ser um Product Owner exige um conhecimento muito profundo em áreas diversas. Além de ter o conhecimento técnico sobre desenvolvimento, é essencial ter clareza na gestão de pessoas, uma vez que é preciso conviver com diferentes grupos. Saber como funciona o mercado em que a empresa está inserida também é uma exigência e aumenta as chances de sucesso do PO. 

Tão importante quanto o conhecimento técnico, é fundamental que o Product Owner seja responsável e comprometido com todo o andamento do processo. Afinal, é ele que vai fiscalizar toda a linha de produção.

Deu para ter uma noção da importância dos POs para as empresas, né? Se você quiser saber mais sobre mercado de trabalho, confira algumas matérias do nosso blog.

7 momentos decisivos que vão acontecer na sua carreira

O mercado internacional de TI para brasileiros

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
O que faz um Product Owner?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu