BLOG

Formatação condicional: regras de primeiros e últimos

Formatação condicional: regras de primeiros e últimos
05 de outubro de 2017 • 10h18 • atualizada 05 de outubro de 2017

Se você está aprendendo a trabalhar com o Excel, essa série de posts sobre Formatação Condicional pode facilitar o seu trabalho. Nós já ensinamos aqui no blog da SOS o primeiro passo a passo: “Como realçar regras das células”. No post de hoje, você verá o segundo conteúdo sobre o assunto e aprenderá a trabalhar com as regras de primeiros e últimos.

Formatação Condicional: regras de primeiros e últimos

Passo 1 – Primeiramente, selecione os dados que deseja formatar. Em seguida, vá em “Página Inicial”, clique em “Formatação Condicional” e depois em “Regras de Primeiros/Últimos”. Dentro do menu, você verá diversas opções. Veja o que elas significam:

10 primeiros itens... – Irá ressaltar os 10 primeiros valores da lista, sempre do maior para o menor.

Primeiros 10%... – Irá calcular e ressaltar os valores que se encaixam nos primeiros 10% da lista.

10 últimos itens...  – Irá ressaltar os 10 últimos valores da lista, sempre do menor para o maior.

Últimos 10%...– Irá calcular e ressaltar os valores que se encaixam nos últimos 10% da lista.

Acima da média... – Irá calcular a média e ressaltar valores acima dela.

Abaixo da média... – Irá calcular a média e ressaltar valores abaixo dela.

Neste tutorial, criamos uma planilha com notas de alunos repetidas em diversas colunas, cada uma representando uma das possíveis regras.

Passo 2 – No primeiro exemplo, usaremos a opção “10 primeiros itens...”. Ao escolhermos essa formatação, a janela com a quantidade de itens será aberta. Manteremos em 10, com as opções de realce selecionadas. Se quiser alterá-las, existem as opções pré-estabelecidas ou você pode personalizá-las. Escolheremos a primeira sugestão: “Preenchimento vermelho claro e texto vermelho escuro”.

Passo 3 – Feito isso, você verá que as 10 notas mais altas foram realçadas.

Passo 4 – No segundo exemplo, suponhamos que você queira tirar as primeiras notas que representam 10% do total. Para isso, selecione a coluna e defina a regra “Primeiros 10%”.

Passo 5 – Manteremos a porcentagem em 10%, mas você poderá alterá-la se preferir para qualquer outro número. Para o realce, optaremos pela versão pré-definida de “Preenchimento amarelo e texto amarelo escuro”.

Passo 6 – Pronto. A nota que representa 10% do somatório total foi realçada.

Passo 7 – Repita esses mesmos processos com as regras “10 últimos itens” e “Últimos 10%”, que são as versões opostas dos exemplos dados acima. O resultado será:

- Ressaltado em verde estão as 10 menores notas.

- Ressaltado em marrom está o valor que representa os últimos 10% do total das notas.

Passo 8 – Para utilizar formatação personalizada de cores, fonte e preenchimento, basta clicar na opção “Formato personalizado...”.

Uma janela será aberta para você personalizar com suas preferências nas guias “número”, “fonte”, “borda” e “preenchimento”.

Passo 9 – As últimas duas opções de regras referem-se à média de valores. Nesse caso, a coluna F destacará os alunos que ficaram acima da média geral e a G apontará os alunos abaixo da média. Confira o resultado da planilha.

Acompanhe o nosso blog para saber mais dicas de Excel. No próximo post da série “Formatação condicional”, você aprenderá as opções de “Barras de Dados”.

Venha para a SOS!

Para ter sucesso no mercado de trabalho, ter domínio de ferramentas de informática como o Excel é essencial. Conheça as opções de cursos da SOS e comece a se preparar para o futuro.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Formatação condicional: regras de primeiros e últimos
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu