O Excel é uma das ferramentas que mais ajudam os profissionais a resolverem diversas questões de maneira rápida e prática. A partir dos avanços tecnológicos e da falta de qualificação profissional no mercado, as empresas estão buscando cada vez mais pessoas que estejam aptas a exercer habilidades em programas como o Excel. Mesmo que haja inúmeras opções de fórmulas e utilidades, é possível aprender de maneira simples. Hoje trouxemos as 15 fórmulas mais importantes dessa ferramenta para você iniciar seu aprendizado. Confira:
Soma os valores selecionados. É possível fazer a soma escrevendo o intervalo das células entre os parênteses ou selecionando manualmente, clicando nas células desejadas e apertando a tecla ctrl.
Assim como a SOMA, a SOMASE tem a função de somar, mas em uma versão mais incrementada. Com essa fórmula, é possível somar as células a partir de um critério específico já pré-separado na tabela.
Ajustar as letras que precisam estar em maiúsculo não precisa mais dar trabalho. Essa fórmula transforma todas as primeiras letras das palavras contidas nas células selecionadas em maiúsculo.
O CONT.VALORES conta a quantidade de células preenchidas em determinado intervalo. Um exemplo é para contabilizar quantas pessoas estão em uma tabela.
Assim como a função anterior, a função é contar, mas com alguns critérios: você deve colocar o intervalo desejado, acrescentar ponto e vírgula ( ; ) e escrever a informação que deseja usar como critério, como o uso de “não pagos”.
É possível multiplicar os valores no Excel fazendo o cálculo, como por exemplo =X1*X8*X5, mas é muito mais fácil poder escrever apenas o intervalo que se deseja multiplicar. Escreva =MULTI e o intervalo desejado entre parênteses.
Permite buscar um valor específico em uma coluna e facilita bastante na hora de encontrar resultados em uma tabela cheia de informações.
A fórmula MODO encontra o valor que mais se repete entre os dados selecionados.
Essa fórmula permite que os valores sejam arredondados para a quantidade de dígitos desejada pelo usuário.
Como o próprio nome diz, essa fórmula calcula a média entre os valores selecionados.
Essa fórmula confere se as suposições lógicas são verdadeiras. Você coloca a suposição acompanhada do que é verdade ou não e, se os resultados corresponderem ao que foi dito, o Excel acrescenta a informação referente à verdade. Caso contrário, coloca a segunda opção de resposta, que seria a falsa.
A função CONCATENAR é utilizada para agrupar sequências de texto em uma única célula. Podem ser agrupados até 30 textos.
A fórmula DIATRABALHO serve para calcular dias de trabalho executados e excluir fins de semana ou feriados ao calcular as datas de vencimento de fatura ou até mesmo para calcular as datas de entrega esperadas.
A fórmula ARRUMAR nada mais é do que um atalho para organizar a planilha de maneira rápida e simples. Ao inserir essa fórmula, o programa exclui todos os espaços em branco na tabela.
Como o próprio nome diz, a fórmula substitui as informações de uma determinada célula. Essencial para corrigir uma tabela com muitos dados sem grandes problemas.
A facilidade de poder utilizar o Excel no dia a dia transformou diversos processos dentro de uma empresa. É possível aprender alguns atalhos para facilitar ainda mais o cotidiano de quem o usa. Além disso, é preciso atentar para que alguns erros não aconteçam no programa. Aprender a usar o Excel não é uma tarefa impossível; necessita apenas de prática. Um pouco de esforço agora pode gerar muitos frutos no futuro, então não perca oportunidade!
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