BLOG

As 15 fórmulas mais importantes do Excel

As 15 fórmulas mais importantes do Excel
10 de setembro de 2018 • 14h13 • atualizada 10 de setembro de 2018

O Excel é uma das ferramentas que mais ajudam os profissionais a resolverem diversas questões de maneira rápida e prática. A partir dos avanços tecnológicos e da falta de qualificação profissional no mercado, as empresas estão buscando cada vez mais pessoas que estejam aptas a exercer habilidades em programas como o Excel. Mesmo que haja inúmeras opções de fórmulas e utilidades, é possível aprender de maneira simples. Hoje trouxemos as 15 fórmulas mais importantes dessa ferramenta para você iniciar seu aprendizado. Confira:

  • = SOMA (célula x: célula y)

Soma os valores selecionados. É possível fazer a soma escrevendo o intervalo das células entre os parênteses ou selecionando manualmente, clicando nas células desejadas e apertando a tecla ctrl.

  • = SOMASE (célula x: célula y; matriculados)

Assim como a SOMA, a SOMASE tem a função de somar, mas em uma versão mais incrementada. Com essa fórmula, é possível somar as células a partir de um critério específico já pré-separado na tabela.

  • = PRI.MAIÚSCULA (célula x: célula y)

Ajustar as letras que precisam estar em maiúsculo não precisa mais dar trabalho. Essa fórmula transforma todas as primeiras letras das palavras contidas nas células selecionadas em maiúsculo.

  • = CONT.VALORES (célula x: célula y)

O CONT.VALORES conta a quantidade de células preenchidas em determinado intervalo. Um exemplo é para contabilizar quantas pessoas estão em uma tabela.

  • = CONT. SE (célula x: célula y; não pagos)

Assim como a função anterior, a função é contar, mas com alguns critérios: você deve colocar o intervalo desejado, acrescentar ponto e vírgula ( ; ) e escrever a informação que deseja usar como critério, como o uso de “não pagos”.

  • = MULT (célula x: célula y)

É possível multiplicar os valores no Excel fazendo o cálculo, como por exemplo =X1*X8*X5, mas é muito mais fácil poder escrever apenas o intervalo que se deseja multiplicar. Escreva =MULTI e o intervalo desejado entre parênteses.

  • = PROCV(valor procurado,matriz da tabela, número da coluna, [intervalo da pesquisa])

Permite buscar um valor específico em uma coluna e facilita bastante na hora de encontrar resultados em uma tabela cheia de informações.

  • = MODO (célula x: célula y)

A fórmula MODO encontra o valor que mais se repete entre os dados selecionados.

  • = ARRED (célula x: célula y)

Essa fórmula permite que os valores sejam arredondados para a quantidade de dígitos desejada pelo usuário.

  • = MÉDIA (célula x: célula y)

Como o próprio nome diz, essa fórmula calcula a média entre os valores selecionados.

  • = SE (célula x > célula y; verdadeiro; falso)

Essa fórmula confere se as suposições lógicas são verdadeiras. Você coloca a suposição acompanhada do que é verdade ou não e, se os resultados corresponderem ao que foi dito, o Excel acrescenta a informação referente à verdade. Caso contrário, coloca a segunda opção de resposta, que seria a falsa.

  • = CONCATENAR (célula x; célula y)

A função CONCATENAR é utilizada para agrupar sequências de texto em uma única célula. Podem ser agrupados até 30 textos.

  • = DIATRABALHO (data inicial, dias, [feriados])

A fórmula DIATRABALHO serve para calcular dias de trabalho executados e excluir fins de semana ou feriados ao calcular as datas de vencimento de fatura ou até mesmo para calcular as datas de entrega esperadas.

  • = ARRUMAR (célula x; célula y)

A fórmula ARRUMAR nada mais é do que um atalho para organizar a planilha de maneira rápida e simples. Ao inserir essa fórmula, o programa exclui todos os espaços em branco na tabela.

  • = SUBSTITUIR (célula que se deseja alterar, texto antigo, texto novo)

Como o próprio nome diz, a fórmula substitui as informações de uma determinada célula. Essencial para corrigir uma tabela com muitos dados sem grandes problemas.

A facilidade de poder utilizar o Excel no dia a dia transformou diversos processos dentro de uma empresa. É possível aprender alguns atalhos para facilitar ainda mais o cotidiano de quem o usa. Além disso, é preciso atentar para que alguns erros não aconteçam no programa. Aprender a usar o Excel não é uma tarefa impossível; necessita apenas de prática. Um pouco de esforço agora pode gerar muitos frutos no futuro, então não perca oportunidade!

Venha para a SOS!

Quer aprender ainda mais sobre uma das ferramentas mais requisitadas no mercado de trabalho? Conheça o curso de Excel avançado da SOS e tenha um futuro brilhante!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
As 15 fórmulas mais importantes do Excel
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu