BLOG

Em que áreas um profissional de administração pode trabalhar?

Em que áreas um profissional de administração pode trabalhar?
06 de abril de 2017 • 09h47 • atualizada 06 de abril de 2017

A área de administração está entre as mais versáteis no mundo. Toda empresa ou organização vai enfrentar, em algum momento, problemas administrativos que requerem cuidados de profissionais já acostumados com diferentes modos de funcionamento. Mas quais são as áreas em que um profissional desta área pode atuar?

Cuidando dos recursos humanos, materiais ou financeiros de uma organização, o profissional de administração procura tornar os processos cada vez mais eficientes, reduzindo custos, realizando planejamentos e gerindo pessoas, serviços que todas as empresas e órgãos precisam. Entretanto, cada área tem suas particularidades e o profissional que se especializar em cada uma pode adquirir um grande diferencial no mercado. Hoje a SOS vai falar sobre os setores que um profissional de administração pode trabalhar. Confira:

Finanças

A área de finanças está relativamente bem aquecida no mercado: profissionais formados em Economia e Administração dividem bem o espaço no mercado de trabalho e ambos têm altas taxas de empregabilidade. Existem diversos cargos envolvendo finanças para um profissional de administração, normalmente se concentrando em torno das áreas corporativas ou públicas, investimentos e instituições financeiras.

Em finanças corporativas ou públicas, o profissional vai se deparar com funções que giram em torno de análise e planejamento, procurando reduzir custos e aumentar o retorno financeiro da instituição. Na área de investimentos e mercado financeiro, o administrador deve analisar o mercado constantemente para procurar as melhores opções de aplicação, entendendo sobre ações, renda fixa, commodities e fundos de investimento.

Caso opte por trabalhar com instituições financeiras, o profissional pode trabalhar com corretoras de valores, companhias de seguros ou bancos e podem ter funções diferentes, dependendo do cargo almejado dentro delas. De qualquer maneira, ser um bom líder, ter uma boa comunicação e manter-se atualizado são coisas imprescindíveis nessa área.

Recursos Humanos

Diferentemente do cargo de gestor financeiro em uma empresa, que se concentra na eficiência no uso de recursos financeiros, o profissional de recursos humanos procura otimizar a produtividade e maximizar os resultados obtidos através das pessoas que trabalham lá.

Traçar estratégias de recrutamento e seleção de novos funcionários, definir salários, elaborar treinamentos, criar planos de carreira, gerenciar folhas de pagamentos e benefícios, enviar comunicados e analisar situações envolvendo direitos trabalhistas e sindicatos são algumas das funções desse profissional que é uma das engrenagens principais em uma empresa. Conheça mais sobre essa área aqui!

Comércio Exterior e Vendas

Um mundo cada vez mais conectado e interdependente fez com que a área de comércio exterior e vendas crescesse sem parar. O Brasil tem um mercado bastante aberto para importações e exportações comparado com a década de 90, e por ter se tornado tão amplo, sempre precisa de profissionais novos.

Operações de compra e venda dentro e fora do país exigem profissionais capacitados, que entendam o mercado como um todo e sejam capazes de se comunicar com fornecedores e possíveis clientes, tornando o domínio de línguas estrangeiras um ponto muito importante.

Habilidades de negociação e apresentação de produtos são essenciais para ser bem-sucedido na área, algo facilmente aprendido ao longo de sua experiência. Além disso, um conhecimento vasto sobre o mercado em que a empresa atua é de grande importância para o crescimento profissional na área.

Empreendedorismo

A administração se dá muito bem com o ato de empreender. Muitos dos que entram em cursos de administração estão procurando uma base para fazer exatamente isso. E o empreendedorismo é muito mais do que ser dono do próprio negócio, é preciso ter uma nova mentalidade.

O profissional que busca esta área precisa ser capaz de enxergar oportunidades e saber procurar os recursos necessários para tirar suas ideias do papel, sejam eles recursos materiais, financeiros ou humanos. E, ao menos no começo, empreender e administrar são duas tarefas que andam juntas.

Portanto, planejar, organizar, criar estratégias e aumentar a eficiência dos processos são pontos cruciais para quem deseja fazer isso. Se você quer se transformar em um empreendedor de sucesso, capaz de aplicar suas ideias e encontrar soluções para problemas de diversas naturezas, confira também o curso de Formação Empreendedora da SOS.

Logística

A área de logística é repleta de pessoas formadas em administração. O profissional deve lidar com todo o fluxo da cadeia produtiva da empresa, desde a compra de matéria-prima e sua estocagem até o transporte ao longo de linhas de produção, estocagem do produto final e envio aos clientes.

Estar preparado para possíveis imprevistos e entender quando eles podem acontecer, compreender todo o fluxo de produção da empresa e os impactos de cada elemento dentro dele, planejar manutenções em máquinas, gerir estoques e ter sempre o máximo de informação disponível sobre o andamento das coisas dentro da empresa são pontos essenciais que precisam de muita atenção do profissional da área.

Marketing

O profissional de marketing é o responsável por aumentar as vendas de uma empresa. Para isso, ele precisa entender as tendências de mercado e o comportamento dos clientes que procura atingir, combinando uma visão criativa e inovadora com números, gráficos e estatísticas. Além de empresas, quem trabalha com marketing pode atuar em institutos de pesquisa e consultoria de negócios.

A internet trouxe uma ferramenta poderosíssima para o profissional de marketing e ampliou ainda mais o mercado, criando cargos de especialistas em e-commerce e mídias sociais, que procuram atingir seus objetivos através desses canais.

Definir e estudar a relação da marca com seus clientes, entender suas necessidades, campos de atuação e estratégias de mercado, criar produtos e serviços, estudar os resultados de cada ação e procurar satisfazer os desejos de seus clientes da melhor maneira possível são algumas das competências esperadas dessas pessoas.

Essas são as principais áreas que um profissional formado em administração pode atuar, mas não são as únicas. A versatilidade dessa profissão é gigantesca e isso é um grande ponto positivo para quem gosta de múltiplas áreas. Mas que tal conhecer também as habilidades essenciais para trabalhar na área administrativa?

Venha para a SOS!

Você se interessou pela área de administração? Confira o curso de assistente administrativo da SOS e dê o primeiro passo na sua carreira!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Quais áreas um profissional de administração pode trabalhar?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu