NOTÍCIAS

Quais são as rotinas de um departamento pessoal?
Quais são as rotinas de um departamento pessoal?
28 de julho de 2016 • 16h27 • atualizada 28 de julho de 2016

O departamento pessoal é um setor muito importante para qualquer empresa de qualquer ramo do mercado. Isto porque, como o próprio nome já diz, esta área lida com pessoas, então todas as atividades relacionadas a ações trabalhistas dos funcionários passam pelo departamento pessoal.

Isto quer dizer que questões ligadas à admissão de novos funcionários, pagamentos e treinamentos são também discutidas neste setor. Por isso, o profissional que atua nesta área precisa ter conhecimento e atenção redobrada, já que vai lidar constantemente com documentos importantes, desde assinaturas, verificações ou reuniões para que tudo da empresa flua da melhor forma.

Rotinas do departamento pessoal

O dia a dia desta área é organizada e cada profissional fica responsável por alguma atividade. Como o setor cuida de interesses dos funcionários, assuntos relacionados a férias, vale-transporte ou refeição, organização de horários, 13º salário, licença médica e outras atribuições são tarefas diárias de quem trabalha neste departamento. Além destas, ele também é responsável por funções como:

Abertura de vagas

Os profissionais cuidam da abertura de vagas de emprego, divulgadas tanto internamente quanto em outros meios de comunicação. Também são responsáveis por fazer a definição do perfil do candidato que a empresa procura para o setor, como também as habilidades necessárias para desenvolver a função, o que é exigido para a seleção e quais serão as etapas para a contratação.

Recrutamento

Após a abertura de vagas, é feita a análise e triagem dos currículos recebidos. Os que não se enquadram ao perfil da vaga e não atendem às exigências mínimas solicitadas são anulados. Já os que forem agradam aos interessantes do recrutador são convocados para a próxima etapa da seleção.

Seleção

Definidos os candidatos, a próxima atividade de departamento pessoal é a seleção. Normalmente, as seleções podem ser compostas por entrevistas, testes, dinâmicas de grupo, demonstrações de habilidades, entre outros. Todas as etapas são feitas pelo profissional do setor e previamente conversadas entre o departamento pessoal e a gerência da empresa.  

Admissão de funcionários

Depois da seleção, a admissão do novo funcionário é feita. Cabe o profissional de departamento pessoal recolher todos os documentos necessários, marcar o exame médico admissional e dispor os benefícios que a empresa oferece.

Avaliações

De acordo com o cargo, o novo funcionário deve ser treinado para que consiga realizar todas as atividades, e fica a cargo do departamento pessoal realizar os treinamentos. A realização de capacitações com empregados antigos também é uma função do setor, que deve sempre manter os funcionários atualizados e motivados.

Demissões

Isso inclui também o aviso de demissão, reuniões entre empresa e funcionários, termos de rescisão e acompanhamento dos trâmites de desligamento. Se houver encaminhamento do seguro-desemprego, também será realizado pelo departamento pessoal.

Se interessou pela área de departamento pessoal? Então acesse nosso site e conheça o curso Assistente Administrativo da SOS. Você aprenderá gestão de pessoas, as principais questões de Direito do Trabalho, elaborar contratos, entre outros assuntos que agregarão valores ao seu perfil profissional.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário

VEJA TAMBÉM

Separamos cursos que agregam
o seu conhecimento profissional

Quais são as rotinas de um departamento pessoal?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
NEWSLETTER
Receba nossas novidades, promoções e muito mais

LOGIN FRANQUEADO

ENTRAR
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Av. Andrade Neves, 2538 - Campinas / SP | +55 19 3743 2000
Pearson - Always Learning