BLOG

UX writer: o que é e por onde começar?

UX writer: o que é e por onde começar?
09 de setembro de 2019 • 09h45 • atualizada 09 de setembro de 2019

O termo UX writing vem ganhando destaque na comunidade mundial de designers, e a busca por profissionais especialistas em experiência do usuário e com boas habilidades de redação está aumentando de maneira surpreendente. Mas, afinal, qual é o papel dos UX writers no desenvolvimento de uma plataforma digital, e como se transformar nesse profissional? Nós contamos a resposta para essas e outras perguntas neste post! Confira.

O que é o UX writing?

Todo conteúdo presente em uma interface digital recebe o nome de microtexto - ou microcopy, em inglês. Esse tipo de texto é sempre pensado para ser conciso e transmitir informações de maneira direta em um pequeno espaço. Além de informar, deve conduzir e também engajar o usuário na plataforma. 

Entretanto, uma das principais características da microcopy é que este tipo de conteúdo não é produzido de maneira integrada com a equipe de design e de desenvolvimento. Em muitos casos, o microtexto é produzido após o processo de desenvolvimento da plataforma, com o objetivo de “preencher” os espaços que foram previamente designados para os textos. 

Por outro lado, o UX writing parte dos mesmos princípios da microcopy, mas se estende para ser muito mais do que um texto informacional. Portanto, também é responsabilidade do profissional de UX writing a redação de todos os conteúdos relacionados a e-mails, artigos da área de ajuda e canais de comunicação com o usuário. 

Outra característica particular do UX writer é a sua atuação em parceria com as equipes de design e de desenvolvimento, e demais profissionais envolvidos na criação de uma interface. Ao trabalhar de maneira conjunta, é possível criar conteúdos mais precisos e inteligentes, pensados para melhorar cada vez mais a experiência de um usuário em uma plataforma.

Lado a lado com outros profissionais

Em um primeiro momento, é natural imaginar que o UX writer atue como um redator e revisor para diversos tipos de plataformas digitais. Entretanto, esse profissional está em uma posição estratégica e, como mencionamos anteriormente, trabalha ao lado de UX e UI designers, desenvolvedores, engenheiros e stakeholders, com o objetivo de desenvolver um produto completo, bem estruturado, intuitivo e com boa navegabilidade.

Sendo assim, as atribuições de um UX writer são conhecer a fundo o usuário para quem uma plataforma será desenvolvida e também compreender os objetivos do projeto, visando desenvolver e organizar toda a sua matriz de conteúdo. Para isso, o processo de pesquisa, validação, testes e apuração sobre os usuários, suas demandas e necessidades é contínuo. Também é fundamental aprender a comunicar informações-chave de forma direta e concisa e, é claro, manter-se fiel às normas da língua portuguesa.

Atribuições de um UX writer

Guia de escrita

É responsabilidade do UX writer desenvolver um padrão de escrita para garantir consistência à plataforma digital, e o objetivo é a criação de um documento que será referência para todos os conteúdos textuais produzidos. O guia deve falar sobre o tom de voz da marca e também traçar diretrizes, como quem a marca é, como ela se comporta e como fala com seu público. Portanto, essa etapa é essencial para determinar as boas práticas de comunicação, as normas de estilo e a melhor maneira de ser assertiva com os diferentes tipos de conteúdo. 

UX writing workflow

Outra atribuição dos UX writers é a revisão, a edição e a validação de todos os trabalhos realizados pela equipe de desenvolvimento, para os quais devem ser usados como referência o guia de escrita elaborado anteriormente. Dessa maneira, o UX writer está presente em todos os momentos do desenvolvimento de uma interface e, alinhado com todo o contexto de produção, é capaz de identificar oportunidades, necessidades e também fazer recomendações relevantes para o conteúdo ou aspectos de usabilidade.

Formação necessária

Apesar de apresentar crescimento gradativo ao longo dos últimos anos, o UX writing é uma área que ainda não possui uma trajetória profissional ideal e clara para quem deseja atuar neste segmento. Em muitos casos, os UX writers são redatores, produtores de conteúdo on-line ou jornalistas que se especializaram em fundamentos de usabilidade, design e UX writing por meio de cursos voltados à área. Atualmente, é possível encontrar cursos de pós-graduação sobre o tema, assim como uma grande variedade de cursos livres - presenciais ou a distância - e workshops que podem auxiliar na construção do conhecimento necessário para atuar como UX writer. 

E você, o que achou da profissão de UX writer? Conte para a gente a sua opinião nos comentários! ;) Apesar de ainda ser nova no universo UX e UI, a presença desse profissional no processo de criação e desenvolvimento de interfaces se mostra promissora! Se você curtiu este post, aproveite a visita ao nosso blog e leia também:

7 erros mais comuns na hora de criar um aplicativo

UI e UX Design: qual é a diferença?

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
UX writer: o que é e por onde começar?
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP
Move Edu
Move Edu