BLOG

Tendências de robótica na medicina

 Tendências de robótica na medicina
19 de novembro de 2019 • 09h14 • atualizada 19 de novembro de 2019

O desenvolvimento diário da tecnologia muitas vezes nos faz imaginar como será a relação entre homem e máquina no futuro. Será que teremos carros voadores ou robôs que farão os trabalhos domésticos com um simples comando de voz? Na medicina, o uso da robótica está cada vez mais comum. Confira agora algumas das tendências para o futuro da área da saúde.

Robôs nas cirurgias

Com a tecnologia desenvolvida até hoje, já é possível encontrar casos de robôs, no lugar dos médicos, realizando cirurgias. Mas não se assuste, as máquinas ainda não pensam sozinhas! Nesse caso, os robôs são controlados pelos médicos e são utilizados muitas vezes para evitar o tremor nas mãos, que é comum aos seres humanos.

Para o futuro, com o desenvolvimento da inteligência artificial e a capacidade cada vez maior da máquina de tomar decisões, a tendência é que os robôs tenham cada vez mais autonomia para realizar as cirurgias.

Nanorrobôs

A nanotecnologia ganha cada vez mais espaço como aliado da medicina no combate às doenças. Para o futuro, os médicos acreditam que será possível utilizar nanorrobôs no tratamento de doenças, como o câncer, identificando apenas as células afetadas e preservando as células saudáveis.

Impressões 3D

Nos últimos anos acompanhamos o surgimento das impressoras 3D. No início apenas pequenos objetos eram possíveis de serem criados, mas atualmente essa ferramenta tem sido muito utilizada na área da saúde, com a possibilidade de criação de próteses de membros amputados. Para o futuro, já está sendo desenvolvida a possibilidade de as impressoras 3D serem capazes de criar tecidos, como vasos sanguíneos, válvulas, cartilagens e até ossos.

Tratamento personalizado

Estudos ligados às áreas de medicina e farmácia concluíram que cada pessoa reage de uma maneira à aplicação ou ingestão de remédios, por isso estão sendo desenvolvidos microchips, que quando entram em contato com o corpo humano conseguem analisar os códigos genéticos e resultam no tipo de medicamento mais indicado para a pessoa. Com isso, a tendência é que os tratamentos se tornem cada vez mais personalizados. 

Como vimos, os avanços na medicina estão diretamente ligados ao desenvolvimento da robótica. Se você se interessa pela área de robótica e tecnologia, que tal conferir outros textos do nosso blog? Confira!

5 tendências de robótica para o futuro

As novidades em Inteligência Artificial que estão surpreendendo o mundo

Venha para a SOS!

Você também é fanático por tecnologia? Que tal transformar essa paixão em carreira? A SOS possui os cursos certos para quem busca por qualificação para ser diferenciado no mercado de trabalho.

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
 Tendências de robótica na medicina
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu