BLOG

Saiba como descobrir se a câmera do seu celular é boa

Saiba como descobrir se a câmera do seu celular é boa
21 de fevereiro de 2018 • 10h53 • atualizada 21 de fevereiro de 2018

As funções dos smartphones têm ficado cada vez melhores. Apesar dos comerciais e propagandas anunciaram a densidade de pixels (geralmente medida em “megapixels”) como o grande trunfo de uma câmera de smartphone, existem outros recursos importantes. Câmeras point-and-shoot e profissionais se tornam menos necessárias em boa parte das situações à medida que os pequenos sensores dos celulares se tornam ainda mais poderosos.

Então que tal levar isso em conta na sua próxima troca de celular para escolher a melhor opção possível? Vamos aprender mais sobre isso!

Abertura

A abertura é uma das características mais importantes quando o assunto envolve fotografias noturnas ou de rápida velocidade. Quanto mais abertas forem as lentes de uma câmera, mais luz é capturada e, portanto, mais detalhes são registrados.

A notação padrão para diferenciar essa característica nas câmeras é um simples “f” seguido de um número separado por uma barra, como uma fração. Quanto menor for esse número, mais aberta a lente será. Dessa forma, uma abertura f/16 é menor que uma abertura f/2, por exemplo. Esteja sempre de olho nisso!

High Dynamic Range (HDR)

Fotografia feita em HDR com áreas claras e escuras.

Você já deve ter percebido que nem sempre as fotografias que tiramos com o celular ficam como imaginamos inicialmente, não é mesmo? Isso acontece porque as câmeras não funcionam exatamente como nossos olhos, e as diferenças entre as partes mais claras e mais escuras de uma imagem acabam perdendo detalhes devido à configuração da câmera no momento do click.

Os smartphones atuais possuem softwares especializados com a capacidade de combinar mais de uma fotografia em um único arquivo, possibilitando a captura de diferentes cores e detalhes, mesmo com intensidades de luz bastante diferentes. Apesar de não ser um recurso para ser usado em todos os momentos, o HDR é algo a ser valorizado para quem curte fazer fotografias de paisagem, por exemplo.

Estabilização de imagem

A estabilização de imagem é um recurso presente em muitas câmeras profissionais e tem ficado cada vez mais comum nos smartphones. Ela permite que as imagens saiam nítidas mesmo em situações onde há muito movimento. Por meio da compensação automática do movimento do celular, a câmera consegue evitar que os pequenos tremores causados pelo movimento das nossas mãos interfiram na qualidade da imagem, tanto em vídeo quanto em fotografias.

Velocidade de foco

A velocidade de foco é um ponto importantíssimo se você quer tirar a melhor fotografia possível em todas as situações. Ótimos recursos como HDR, estabilização de imagem e uma boa abertura de nada adiantam se a velocidade de foco não for rápida o suficiente e, por conta de alguma movimentação, você acabar com uma imagem toda borrada, não é mesmo?

Software

Além dos atributos comuns ao hardwaredos smartphones que já citamos aqui, o software de processamento de imagens também tem muito valor. Alguns celulares já são capazes de adicionar automaticamente efeitos ópticos que são difíceis de se replicar com lentes tão pequenas. Desfoques, iluminações específicas, cores mais vivas — softwares que são capazes de fazer isso automaticamente ganham muitos pontos nas escalas de qualidade de imagem.

Cores

Olhar comparações objetivas de dispositivos diferentes também irá te ajudar a escolher a melhor opção. Os perfis de cores de cada câmera podem diferir bastante entre si e, dependendo dos seus gostos, alguns smartphones podem ser melhores do que outros. Existem diversos comparativos na internet, não deixe de dar uma olhadinha!

Venha para a SOS!

E aí, se convenceu da importância do inglês para o mercado de tecnologia da informação? Então conheça o curso de inglês da SOS e dê esse importante passo rumo ao futuro!

COMENTÁRIOS
Seja o primeiro a deixar um comentário
Saiba como descobrir se a câmera do seu celular é boa
ESCOLAS
Busque a escola pertinho de você
©S.O.S. Todos os direitos reservados.
Avenida Bady Bassit, 4960 São José do Rio Preto - SP   |   (17) 3214-8699
Move Edu
Move Edu